fbpx
Motos

Honda CBX 750F: por que a 7 Galo foi tão marcante no Brasil?

A Honda CBX 750F, conhecida como “7 Galo”, foi muito mais do que uma motocicleta: tornou-se um verdadeiro ícone do motociclismo no Brasil. Desde o ano de 1986, mais de 30 anos já se passaram, e desde então o mundo motorizado do Brasil mudou muito. Um detalhe importante é que as importações eram proibidas no país, seja de carros ou de motos, e com isso, havia poucas opções disponíveis.

As opções brasileiras ainda não tinham um bom desempenho e uma tecnologia muito avançada, foi nesse momento em que a Honda conseguiu importar 700 unidades da Honda CBX 750F para o Brasil.

Em um país onde as motos não tinham altas cilindradas, essa foi uma das medidas que o governo adotou para estimular ainda mais a produção de motos nacionais.

A limitação na tecnologia brasileira fazia com que as opções de motos usadas ou modelos novos fossem de baixa cilindrada.

Justamente por isso, a chegada da Honda CBX 750 F foi tão marcante para o país, trazendo novas revoluções no setor motorizado e encantando ainda mais as pessoas apaixonadas por motos.

E chegando aqui, logo foi apelidada de 7 Galo. O número 7 ficou, e o 50 ficou “Galo” por ser o numero do animal no jogo do bicho.

Hoje trouxemos algumas informações sobre esse marco para que você entenda ainda mais e conheça um pouco sobre o modelo da Honda CBX 750F. Confira a seguir:

Honda CBX 750F e o seu valor de mercado

Por ser uma grande novidade no país e ainda ser a mais diferente dentre os modelos disponíveis na época, o valor de tabela da CBX 750F era bem alto.

O número limitado de motos fez com que os valores correspondessem a cerca de três modelos nacionais da Honda, mas isso não era um problema para que os motociclistas a comprassem.

Seu valor de compra também estava relacionado a sua agilidade e nessa época, havia boatos de que a Honda CBX 750F seria nacionalizada ainda naquele ano.

Na década de 70, mesmo os modelos usados eram valorizados no mercado. Esses valores altos permaneceram por anos no mercado nacional. Quem adquiria essa importada tinha o costume de recusar com frequência às propostas de revenda.

Como era a potência da Honda CBX 750F?

O motor da CBX 750 F, para que pudesse rodar com a gasolina do Brasil, teve que ter a sua taxa de compressão um pouco reduzida. Por conta disso, a potência máxima do seu motor diminuiu em 9 cavalos, sendo o total de 82 cv.

Ainda assim, os avanços observados no motor da CBX 750 F ainda eram excepcionais. A moto tinha comando duplo, além de 4 válvulas a cada cilindro. Isso trazia uma potência maior do que a de 70 cv do modelo original, fazendo com que fosse possível ultrapassar 200 km/h.

Outro ponto que chamava a atenção das pessoas, era que a sua embreagem era de acionamento hidráulico, além de ter sistema anti mergulho, suspensão com regulagem dianteira pneumática e pneus sem câmara.

Produção nacional da Honda CBX 750F

A partir do mês de dezembro de 1986, a Honda CBX 750 F passou a ser produzida em sua versão nacional com cerca de 40% de nacionalização em sua produção, e cerca de 300 unidades fabricadas por mês.

As modificações feitas nesses modelos eram visíveis na estética da moto, onde a carenagem passou a ser branca e vermelha, os faróis com linhas arredondadas e duplo e os escapamentos cromados, diferente da original, que eram pretos.

Além disso, a proteção aerodinâmica era maior, além do guidão da moto ser 2cm mais elevado. As rodas passaram a ser de aro 18 ao invés de 16 polegadas. Dessa forma, o modelo nacional passou a ser mais confortável e menos esportivo.

Esses detalhes mais simplificados ajudaram também a reduzir os custos de produção do modelo Honda CBX 750 F e também durante o processo de nacionalização dos equipamentos e componentes, como a suspensão e os pneus, por exemplo.

A tecnologia da CBX 750 F era mais sofisticada, fazendo com que o modelo nacional fosse ainda mais valorizado, desejado e eternizado nas lembranças dos brasileiros, e por isso, essa moto foi tão marcante no Brasil.

Mudanças a partir de 1990

A partir do ano de 1990, as mudanças mais relevantes da Honda CBX 750 F foi o acréscimo do sobrenome Indy no seu modelo. Os cinco anos seguidos à sua venda, tiveram um declínio por conta dos novos modelos importados que foram permitidos novamente no país.

A versão da Honda Indy eram diferentes por conta da sua carenagem, que cobria de forma integral o motor, direcionando os espelhos e retrovisores, que antes eram fixados na parte do guidão.

Além disso, em 1990, o painel da moto também foi remodelado, além do porta luva com fechadura que foi instalado no tanque. O chassi passou a ter uma trave para ter mais rigidez e estabilidade.

A Honda CBX saiu do mercado junto com os modelos da 450. Com isso, a Honda produziu novos produtos de alta e média cilindradas, direto de fábricas importadas de outros países.

O que os condutores sentiam ao pilotar a CBX 750 F?

Muitos condutores que tiveram a oportunidade de pilotar a Honda CBX 750 F não conseguiam descrever com detalhes a sensação de quando esse modelo foi vendido no Brasil.

Isso porque, durante essa época, apenas automóveis de potências menores eram comercializados, como o fusca e corcel, que não passavam de 130km/h.

A chegada da Honda CBX 750 F foi um grande marco, pois o desempenho visto nos veículos do exterior passaram a estar presentes no Brasil, trazendo comoção e ansiedade.

A potência da CBX 750 F chamava a atenção, e pessoas tiveram esse modelo como sonho de consumo, mesmo que o seu valor de mercado fosse elevado no momento.

Mesmo que a potência tenha diminuído para que o modelo pudesse rodar com a gasolina brasileira, ainda assim nenhum outro modelo de moto da época tinha tanta desenvoltura e bom desempenho quanto a Honda CBX 750 F.

Agora que você entendeu mais sobre o assunto, e sabe o porque a Honda CBX 750 F foi tão popular no país desde o momento de sua chegada até parar de ser comercializada, acesse nosso site para conhecer mais sobre os conteúdos desse meio.

HAR FAT BOB UH ADS
Artigos relacionados
Carros

Melhor SUV 2025: Lista dos Melhores Modelos

8 Mins de leitura
Quer saber qual é o melhor SUV em 2025? Confira nossa análise completa dos 5 modelos que oferecem economia, tecnologia e desempenho pelo preço certo.
Carros

Suspensão Multilink: O Guia Definitivo para Entusiastas

10 Mins de leitura
Conheça a suspensão multilink, um salto em engenharia automotiva que otimiza a dirigibilidade. Explore suas características, benefícios e onde encontrá-la.
Carros

Honda Civic VTi: A Lenda Japonesa

4 Mins de leitura
Conheça o Honda Civic VTi, sua potência, aceleração, motor VTEC e upgrades que o mantêm relevante entre os carros esportivos antigos.