fbpx
Carros

Land Rover Defender 110: conheça a história no Brasil

O off-road que entrou para a história automobilística

Forte, bruto, rústico, durável, eficiente… Este é o Land Rover Defender 110, um Off-Road, nascido no pós-guerra, e que até hoje desperta paixões por onde passa.

Um veículo que conquistou realeza, súditos, personalidades e meros cidadãos tendo em comum o gosto por aventura. Vamos conhecer nesse artigo, um pouco da história do Defender 110 no Brasil.

ORIGEM DO NOME

Land Rover significa “andarilho da terra”. Essa era a premissa do Defender: um carro para terrenos rurais, bruto e eficiente.

Desenhado para uso em fazendas e indústrias, o Land Rover original foi produzido até 1985. Houve até um breve período de sobreposição com o Defender, lançado em 1983. Ainda assim, os primeiros modelos eram chamados apenas de 90 e 110.

Os números eram referentes à distância entre eixos em polegadas. A nomenclatura Defender apareceu apenas em 1990. O nome apareceu para evitar confusão com o então recém lançado Discovery. Foi quando o modelo passou a ser oficialmente chamado de Defender 90 ou Defender 110.

Land Rover Defender 110 da Retornar
O robusto Defender é seu companheiro em qualquer viagem

O LAND ROVER DEFENDER NO BRASIL

O Brasil recebeu as primeiras unidades do Defender em novembro de 1948, quatro meses após começarem a ser produzidos na fábrica da marca em Solihull, na Inglaterra.

A empresa descrevia o veículo como um exemplar de “características revolucionárias, construído para prestar inestimáveis serviços ao agricultor, como trator, caminhão ou fonte de força, além de ser confortável como um carro de passeio”.

Porém, em dezembro de 2005, a produção, cerca de 800 unidades por ano, foi interrompida. O motivo? A Land Rover precisaria fazer alterações no motor do Land Rover Defender brasileiro para atender à nova legislação de emissões de poluentes para carros com motor a diesel, que entrou em vigor em 2006.

FEITO PARA DURAR

Está aí um carro que foi projetado para durar. Acredita-se que 70% dos modelos feitos desde 1948 ainda estão rodando por aí. Desde que passou a ser fabricado, o Defender já passou pela linha de montagem da BMW, da Ford, e hoje a fabricação pertence à indiana Tata Motors .

Mudam os donos da marca, mas o carro permanece firme e forte nas estradas.

Artigos relacionados
MotosPromoções

Honda Hornet: 4 Fatos Surpreendentes da Moto mais Icônica

6 Mins de leitura
Conheça a moto considerada como a mais icônica do Brasil! Que marcou gerações e fãs até sua descontinuação.
Promoções

Sorteio F-1000 da Retornar: Veja Como Participar

2 Mins de leitura
Confira como participar da nova promoção “Retornar: A Força Bruta” e concorrer a uma Ford F-1000 Turbo Diesel 1989.
Promoções

Monza 500 EF: O Carro que Marcou uma Era

4 Mins de leitura
No final dos anos 80, o Brasil vivia a expectativa de uma nova era. Após um longo período de mercado fechado, a reabertura das importações em 1990 prometia uma enxurrada de modernidade. Para a indústria…

18 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *