Com o crescimento das mídias sociais e comunidades online, as marcas podem agora se conectar com seus seguidores em um nível totalmente novo. Dito isso, algumas empresas optam por utilizar essas plataformas como uma oportunidade para serem mais transparentes, enquanto outras não o fazem dessa forma.
É provavelmente por isso que existem tantas perguntas sem resposta sobre a Harley Davidson e sua cultura. A icônica marca americana de motocicletas vem de um começo humilde.
Desse modo, em 1903, Walter e seu irmão Arthur Davidson criaram a Harley-Davidson Motor Company, em associação com o amigo William S. Harley. Os três passaram a fabricar as primeiras motocicletas em um barracão nos fundos da casa dos irmãos, até que mais um Davidson entra na empresa: William Davidson.
Neste texto vamos desvendar os mistérios em torno de uma das marcas mais amadas da América, a Harley-Davidson. Acompanhe!
De onde veio o nome “Harley-Davidson”?
Você provavelmente já ouviu esta pergunta um milhão de vezes, mas já escutou uma resposta satisfatória? A história mais comum é que o nome “Harley-Davidson” veio dos nomes dos fundadores, William Harley e Arthur e Walter Davidson.
Outra explicação é que o “Davidson” no nome da empresa vem do nome de uma fábrica em que os fundadores trabalhavam antes de iniciar seu próprio negócio. No início de suas carreiras, os três homens trabalharam na Davidson Manufacturing Company, um fabricante de equipamentos agrícolas. No entanto, esta explicação é menos aceita do que a primeira.
Finalmente, o nome da empresa poderia ter recebido o nome da rua onde estava localizada a primeira loja da Harley-Davidson. O primeiro showroom da empresa foi localizado no 938 W. Madison Street, em Chicago, Illinois – daí o nome “Harley Davidson Street”.
O que significa o logotipo?
O logotipo na frente de cada camisa da Harley-Davidson é chamado de “Bar and Shield”. As cores vermelha e branca usadas no logotipo refletem as cores da bandeira americana.
Já as estrelas do logotipo representam a localização da primeira loja da Harley-Davidson, que foi criada em Chicago, Illinois. Este logotipo em particular foi adotado na década de 1930, mas a empresa já usou diferentes logotipos no passado.
Dessa maneira, o primeiro logotipo usou o nome “Harley-Davidson” em uma face tipo curva e gótica – muito diferente do logotipo Bar and Shield que conhecemos hoje. O segundo logotipo usou o nome “Harley-Davidson Motor Company”, acompanhado por uma coroa de louros.
O logotipo da coroa de louros foi projetado como uma homenagem à Grécia e ao berço da democracia. O terceiro logotipo foi usado de 1911 a 1940. Ele apresentava as letras “HD” dentro de um “V” com asas presas na parte inferior.
Embora o logotipo possa ter sido projetado como uma homenagem aos anos de 1910, a empresa nunca declarou formalmente por que ele foi escolhido.
Por que as motocicletas são tão barulhentas?
A Harley-Davidson fabrica a maioria de seus produtos fora dos Estados Unidos. Entretanto, isso não significa que as motocicletas Harley-Davidson sejam de baixa qualidade. Pelo contrário, as motos da empresa são conhecidas por sua durabilidade e construção de alta qualidade.
Mas então, por qual motivo as motocicletas da Harley-Davidson são tão barulhentas? No geral, já é muito complicado para uma moto tentar se adequar nos mesmos níveis sonoros de um carro, que tem mais espaço ao redor do motor para aplicar mantas acústicas, silenciadores e outros itens que ajudam a dispersar o som no espaço.
A Harley-Davidson resolveu simplesmente desistir de tentar reduzir o som e acabou ficando conhecida por isso, se adaptando apenas há poucos anos com as novas regras de redução de ruído, mas ficando sempre no limite.
Camiseta Custom Classic Handlebars
R$ 135,90 -33% OFF
R$ 89,90
Onde é o local de fabricação da Harley-Davidson?
O local de fabricação da Harley-Davidson está localizado em York, Pennsylvania. A fábrica existe desde 1999, quando foi comprada pela Harley-Davidson da Russell Athletic. Entretanto, este local tem uma longa história de fabricação e fornecimento de tecidos para roupas.
Assim sendo, a fábrica foi inaugurada em 1938, e até 1999, foi propriedade da J.P. Stevens Company. Em 1999, a Russell Athletic comprou a fábrica e depois a vendeu para a Harley-Davidson. A escolha da empresa de adquirir esta fábrica foi controversa na época.
Em 1999, a companhia estava enfrentando baixas vendas e dificuldades financeiras. Como resultado, muitas pessoas questionaram a decisão da Harley-Davidson de comprar uma fábrica de roupas.
Na época, a empresa estava terceirizando sua fabricação para companhias estrangeiras. Muitas pessoas acreditavam que a Harley-Davidson estava cometendo um erro ao investir em uma fábrica nos Estados Unidos.
Todas as Harley-Davidson são construídas nos EUA?
Embora boa parte das motocicletas Harley-Davidson sejam fabricadas nos EUA, nem todas são produzidas por lá. Embora a Harley-Davidson tenha duas fábricas nos EUA, o país divide a produção de um punhado de itens.
Assim sendo, boa parte das motos da Harley-Davidson é fabricada fora dos Estados Unidos. Além disso, mesmo se a Harley decidir mudar sua política atual, levaria anos até que os efeitos desta mudança pudessem ser sentidos.
Isso porque leva tempo para construir uma fábrica – a Harley-Davidson teria que iniciar o processo de construção com anos de antecedência.
Quantas pessoas trabalham para a Harley-Davidson?
A Harley-Davidson é um dos maiores empregadores dos Estados Unidos. A empresa tem uma forte presença no Meio Oeste, com fábricas em Wisconsin, Pensilvânia e Iowa. A companhia também tem um grande número de funcionários na Flórida, Texas, e Califórnia.
Além dos funcionários que trabalham em suas fábricas, a Harley-Davidson também tem um número considerável de funcionários em sua sede localizada em Milwaukee, Wisconsin. Ao todo, cerca de 20 mil pessoas trabalham para a companhia nos EUA e no mundo todo.
Uma história de sucesso!
Harley-Davidson é um ícone americano que existe desde 1903. Embora a empresa tenha sobrevivido a recessões econômicas, mudanças no mercado e falências, ela tem permanecido inovadora e continua a prosperar.
Como a companhia continua a enfrentar desafios e novas tendências no mercado, podemos esperar que a Harley-Davidson inove, se adapte e permaneça forte. O poder da marca está em sua capacidade de se conectar com seus clientes – que normalmente são trabalhadores com paixão pela aventura.
Desse modo, a Harley-Davidson conseguiu misturar com sucesso o velho com o novo e criou uma cultura única e nostálgica em torno de seus produtos.
Uma Harley V-ROD
Só Sua!
Compre o seu e-book e concorra!