Estamos em clima de festa por aqui, afinal nos dias 11,12 e 13 de novembro viveremos dias intensos com o GP do Brasil – Grande Prêmio de Interlagos.
Com a chegada dos equipamentos já em solo brasileiro, gostaríamos de convidar VOCÊ a mergulhar no universo da velocidade da Fórmula 1.
Vale ressaltar que a corrida do domingo (13/11) é a penúltima até o fim do campeonato – mesmo com o Max Verstappen já ter sido nomeado bicampeão mundial.
Então continue lendo para saber quais são os 5 momentos que mais marcaram a história do GP do Brasil.
Fittipaldi Vence na primeira prova oficial do GP do Brasil
Em 1972 aconteceu uma prova inaugural do GP do Brasil em Interlagos, com objetivo de promover a pista e servir como laboratório para as equipes.
A prova oficial, valendo pontos pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1, aconteceu apenas em 1973, e já mostrou a que veio.
Com quatro pilotos brasileiros no grid, Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno e Wilson Fittipaldi .
Emerson liderou de ponta a ponta no antigo traçado de Interlagos, consagrando o circuito e encaminhando o primeiro título do Brasil da F1.
Senna vence com a sexta marcha em 1991
Anos mais tarde, teríamos uma das vitórias mais lendárias de Senna na história da Fórmula 1 e ainda por cima, no GP do Brasil.
Correndo pela McLaren, Senna fazia uma prova muito confortável, chegando a abrir mais de 30s de vantagem para o segundo colocado.
Tudo parecia se encaminhar para uma vitória memorável em casa, mas o destino reservava ainda mais emoção: um problema sério na transmissão do carro de Ayrton o deixaria com apenas a sexta marcha a 10 voltas do fim.
Para entender: as marchas ajudam a distribuir a força do motor para as diferentes situações do carro na pista, equilibrando velocidade, força e potência.
A sexta marcha é a final do conjunto, utilizada principalmente no final das retas longas para máxima velocidade, mas quase sem eficiência nenhuma nas curvas lentas onde a pedida é máxima força para sair das curvas com alto giro no motor.
Então voltamos para Senna no GP do Brasil, aquelas dez voltas se tornaram uma eternidade.
Senna precisava tirar a diferença no braço e diminuir o prejuízo da melhor maneira que conseguia e ainda lidar com a chuva.
Contudo, essa corrida entrou para a história do mundo e óbvio, da nossa lista sobre o GP do Brasil, como um dos maiores momentos de genialidade do piloto brasileiro.
Confira como foi o momento:
Última Vitória de Senna no Brasil 1993
Em 1993, Senna já tinha entrado no imaginário do povo brasileiro como um verdadeiro herói.
Antes do abrupto encerramento da sua vida e carreira em 1994, sua última vitória no GP do Brasil foi celebrada como pede o protocolo brasileiro: uma verdadeira festa.
Após uma corrida muito difícil, Senna passa pela linha de chegada e se depara com uma invasão massiva dos torcedores brasileiros na pista, como se fosse uma verdadeira torcida organizada de futebol.
Apesar de caótica, a cena descreve como Ayrton era amado pelo povo brasileiro.
Massa perde o Título em 2008
Muito se engana quem acredita que o GP do Brasil é só alegria para o povo brasileiro.
Prova disso é que em 2008, Felipe Massa fez uma corrida confortável que garantia a liderança para ele no campeonato e o consagraria como campeão mundial de pilotos naquele ano.
Contudo, o campeonato estava muito apertado e Lewis Hamilton seria campeão daquele ano por um único ponto de diferença se chegasse em 5º.
Por boa parte da corrida o cenário parecia controlado: Massa liderava e Hamilton permanecia em 6º.
Próximo à última volta, uma chuva começa a chegar, e tão próximo do fim, os pilotos e equipes arriscam tudo na pista pois não é inteligente parar e perder tantas posições de uma vez por segurança.
Massa vê a bandeirada final primeiro que todos os pilotos, mas na última curva o piloto que estava em 5ª posição, Timo Glock perde muita tração por conta da chuva, e acaba deixando Hamilton passar.
Por cerca de 20 segundos Felipe Massa pôde comemorar, mas o título acabou escorregando para as mãos de Hamilton, que ganhou o seu primeiro campeonato mundial de F1 em solo brasileiro, começando ali um laço importante com nosso país.
Hamilton no GP do Brasil 2021
Segundo alguns especialistas, o campeonato de F1 de 2021 foi o mais disputado da história.
E para boa parte dos fãs, o GP do Brasil deste ano, foi o melhor da temporada, com uma atuação de gala de Lewis Hamilton.
Os desafios começaram cedo, por uma decisão da Mercedes de trocar componentes do motor, Hamilton tomaria 5s de punição na corrida principal – lembrando que no ano passado começaram as corridas Sprint, uma prova curta com carros em pista disputando as posições da corrida principal por ordem de chegada – independente da posição que chegasse na Sprint.
Apesar de ter se classificado muito bem para largar na corrida Sprint, a Mercedes foi penalizada por usar asas irregulares, obrigando o piloto 7x campeão a largar em último na prova curta.
E aí o show se inicia. Em 24 voltas Hamilton ultrapassa 15 carros, chegando em 5º. Por conta da punição que comentamos anteriormente, isso garantiria apenas a 10ª colocação na prova principal.
Na prova principal, a escalada continua até chegar em Verstappen, o principal rival da temporada que encheu os olhos dos fãs de F1 pelo mundo.
Dessa vez a disputa é quente e o piloto holandês não facilita de maneira alguma para o britânico.
Depois de muitas tentativas claras, Hamilton ultrapassa Verstappen e consegue uma das vitórias mais importantes de sua carreira, onde ele mesmo considera como o auge de sua carreira como piloto.
Foram 20 adversários e um total de 25 posições conseguidas na pista.
A vitória importante no solo brasileiro não garantiu o campeonato de 2021, mas sua atitude de carregar a bandeira brasileira como Senna, fez a alegria dos fãs brasileiros, a ponto de ganhar o título de cidadão honorário do Brasil.
Bônus: Como seria uma volta no traçado de 1975
A corrida em Interlagos atualmente conta com 4,309 km de comprimento, mas na década de 70 o traçado era bem diferente, de um total de 7,960 km.
Era corrida mais longa quanto a atual de Spa, na Bélgica, com 7,004 km de comprimento.
Como se comportaria um carro de F1 da era híbrida nesse circuito antigo de Interlagos?
O canal Mitsos fez uma simulação interessante, onde uma volta seria de quase 2 minutos, praticamente o dobro do traçado atual de Interlagos.
Assista ao vídeo:
Gostou dessa retrospectiva?
Então fique ligado nos horários do GP do Brasil clicando neste link. E já fique atento sobre o Calendário de Fórmula 1 2023 que já colocamos aqui no Portal!