Carros

Gol GTi, um clássico dos anos 90

O final do ano de 1988 foi marcado com a chegada de grandes campeões brasileiros, um era nosso piloto Ayrton Senna e outro consagrado campeão das pistas, o Gol GTi.

Realizado seu lançamento no Salão do Automóvel, no Parque Anhembi, a Volkswagen apresentava um grande avanço tecnológico para o mercado automobilístico, o  Gol GTi.

Gol GTi 1988 Retornar
Gol GTi na cor azul, o avanço da tecnologia de 1988

O carro que se tornaria paixão nacional quase recebeu outro nome, era para ser Angra  em homenagem a cidade no estado do Rio de Janeiro.

A ideia por fim não vingou, a nova estratégia era então unir duas paixões brasileiras: futebol e carro. A VW acabou ao longo dos anos, usando vários nomes de esportes em seus carros. Assim nasceu o Gol, o primeiro injetado que abriu um novo capítulo na indústria automobilística nacional.

“i” minúsculo qual seu significado

Além de ser o lançamento da Volkswagen, o Gol GTi trazia naquele ano a injeção eletrônica, novidade do mercado. O GTi foi o primeiro automóvel nacional a vir equipado com esse componente, por isso ganhou o  “i” minúsculo no  nome para registrar o feito.

Emblema do Gol GTi
O “i” em destaque de vermelho e em minúsculo 

Com o motor 2.0 a gasolina, a injeção trouxe algumas vantagens, como maior facilidade para dar partida, menor consumo de combustível. Além disso, foi o primeiro carro nacional a utilizar antena no teto rosqueável , logo se tornaria uma febre. 

O estilo do Quadradinho, dentro e fora

O quadradinho da Volkswagen apresentou por fora um visual exclusivo, com a evidência esportiva, aerofólio na parte traseira, faróis de milha na dianteira e as rodas de seu “irmão” Gol GTS. 

Por dentro o acabamento em tons escuros, dava o tom ainda mais esportivo,com volante em couro e  bancos Recaro com encostos de cabeça vazados.

Banco Recaro com tom de esportivo, além do volante 4 bolas

O principal diferencial do GTi é seu motor 2.0 a gasolina, de 8 válvulas, que rende 120 cavalos. A velocidade máxima do Gol GTi era de 185 km/h, e o hatch acelerava de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Outro avanço  que o quadradinho apresentou foram os freios a disco ventilados na frente.

Além das revoluções computadorizadas, foram adicionadas ao motor do Gol GTi várias mudanças mecânicas. Na época, a Volkswagen adotou um esquema de assistência técnica com plantão de 24 horas, via telefone exclusivo.

Curiosidade dos campeões

O quadradinho da Volkswagen ainda está na memória dos brasileiros, mesmo  após 33 anos de seu lançamento, é um dos carros que está no imaginário de muita gente. 

Gol GTi Ayrton Senna
Ayrton Senna, após pilotar na GP

Mas como um bom campeão, fez sucesso ao lado de outras grandes estrelas, como o piloto de fórmula 1,  Ayrton Senna. O Rei da Chuva também teve seu Gol GTi. No entanto, esse encontro de campeões, não foi fácil de acontecer.

Para presentear o piloto brasileiro, que havia ganhado recentemente seu primeiro título mundial na F1, o Banco Nacional, seu patrocinador quis presenteá-lo com o carro do ano. 

Enquanto era preparado o Gol GTi que pertenceria a Senna, um incidente ocorreu com o exemplar. Uma queda do elevador da oficina, deu perda total no veículo. Assim a Volks, teve que separar outra unidade, que foi entregue apenas em 1989, cerca de um ano depois do previsto. 

Gol GTi Retornar

O Gol GTi da Retornar é ano 1989, na cor azul com pintura impecável. Vem ainda com as famosas rodas Aro 14 Pingo D’água.

Também tem o motor 2.0 injetado, o tradicional volante 4 bolas, vidros elétricos e bancos Recaro, da tapeçaria alemã. 

Entre vários outros detalhes que fazem dele um grande campeão.

Por que participar dos Sorteios da Retornar?

Há 7 anos a Retornar promove ações de amor ao próximo por todo o Brasil, ajudando aqueles que mais precisam. Nosso propósito é criar uma corrente de amor que transforma vidas.

Já são inúmeros ganhadores espalhados pelo país, que acreditaram e contribuíram com esse propósito de servir e amar uns aos outros.

Conheça as Promoções Ativas da Retornar.

Promos Retornar
Artigos relacionados
Carros

Você conhece a história da picape L200?

2 Mins de leitura
A picape L200 começa sua trilha em 1978, um ano marcado por grandes mudanças no mundo. No futebol teríamos a Argentina conquistando sua primeira copa, enquanto isso, o game Space Invaders ganhava espaço nos fliperamas…
Carros

PCX, A Scooter da Honda

3 Mins de leitura
Honda é a marca de motos mais vendida no Brasil, tem cerca de 50 anos de história e domina o mercado das motos por aqui. A tradição de uma das maiores montadoras japonesas do mundo…
Carros

Troller, o Jeep brasileiro

3 Mins de leitura
A Troller nasceu em 1994 na cidade de Horizonte (CE) de um projeto desenvolvido pelos irmãos Bill e Rogério Farias, nessa época os veículos eram fabricados artesanalmente, a produção em série só veio a acontecer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.