Você já deve ter ouvido falar do ABS, o sistema de freios presente na maioria dos veículos da frota brasileira atualmente. Isso se deve por obrigação em lei, segundo determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), estabelecida em 2014 para veículos de fabricação nacional e também os importados.
Porém, apesar de ser uma regra oficial, você sabe quais são os benefícios dessa tecnologia embarcada em nossos carros hoje em dia? Acompanhe!
ABS, sigla em inglês para Antilock Breaking System, que significa Sistema de Antitravamento dos Freios, em português, nada mais é do que a própria tradução sugere. O ABS é um mecanismo eletrônico complementar ao sistema de freios do veículo que evita o travamento das rodas em uma frenagem brusca.
Esse conjunto funciona através de sensores que monitoram a velocidade individual de cada roda, aplicando pressão e alívio correto necessário para garantir ao condutor o controle total do veículo em uma condição adversa de frenagem.
Quando esse sistema é ativado pelo motorista pressionando o pedal do freio, a característica mais aparente (e completamente normal) sentida pelo condutor é a trepidação do próprio pedal, junto com o barulho do ABS funcionando.
A tecnologia do sistema de antitravamento dos freios se tornou obrigatória nos veículos, pois é comprovadamente mais segura no trânsito. Evitando que as rodas travem na frenagem, o ABS permite que o condutor mantenha o controle da direção para fazer a manobra necessária, permitindo girar o volante e desviar obstáculos enquanto freia o carro.
O ABS funciona em veículos equipados tanto com o freio a disco, como a tambor e exige a mesma periodicidade de manutenção do sistema de freios sem ABS.
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!