Pela primeira vez na história, a Fórmula E desembarca no Brasil. A categoria que vem ganhando projeção entre os fãs de automobilismo conta com dois brasileiros no grid.
Separamos as informações mais relevantes para te deixar a par do mais importante e principalmente dar uma chance para essa categoria inovadora.
O que é a Fórmula E?
Com base inicial nos carros da Fórmula 1, a Fórmula E é essencialmente a versão elétrica da categoria mais famosa do automobilismo mundial. Dessa forma, os carros são monopostos que em suas primeiras gerações lembravam bastante o design da F1, mas desde a sua estreia em 2014 passou por muitas modificações.
Além das melhorias que todas as equipes fazem periodicamente, a Fórmula E passa por grandes renovações gerais, chamadas gerações. Atualmente, estamos na Geração 3, onde o desenho é bem futurista e se desvincula muito mais da F1.
O principal item de melhoria dessa nova geração foram as baterias, que antes não suportavam uma corrida inteira, obrigando as equipes a trocarem de carro no meio da prova.
Equipes notáveis da Fórmula E
Assim, existem 11 equipes no grid atual da FE. Mas algumas equipes que já não estão no grid, como a Renault, deixaram uma boa marca. A marca francesa foi a maior campeã até hoje com três títulos, mas na segunda colocação existe um empate entre a DS (Citroën) e a Mercedes, com dois campeonatos cada.
Uma marca muito conhecida dos fãs de F1 aparece pela primeira vez nesse ano. A McLaren estreou com o nome Neom McLaren e está com as mesmas cores que nos acostumamos a ver na F1.
A FE acabou chamando a atenção de algumas montadoras e equipes famosas pelo seu apelo imediato a um futuro mais limpo com carros elétricos. Dessa forma, conseguimos ver nomes conhecidos como a Jaguar, Nissan, Maserati, Porsche e a clássica equipe de Indy Andretti na FE.
Brasileiros no grid
A FE ainda não caiu no gosto dos brasileiros, mas muito se engana quem acha que nossos conterrâneos não marcam presença na categoria.
A começar por Nelsinho Piquet, que logo no ano de estreia da Fórmula E já foi o primeiro campeão pela Renault.
Depois temos Lucas di Grassi, que foi campeão com a Audi na temporada de 2016-17, e continua no grid com a Mahindra Racing.
E agora temos a jovem promessa Sérgio Sette Câmara, que estreou em 2020 e ainda aguarda o seu primeiro pódio.
Corrida de São Paulo
O que é muito notável em todas as corridas da Fórmula E, são os circuitos. Diferente das demais categorias do automobilismo, a FE tem uma proposta de trazer o conceito do carro elétrico para o cotidiano urbano. Dessa forma, os circuitos usam tanto trechos de parques fechados (como autódromos, pistas, aeroportos, etc.) como também de ruas e avenidas nas cidades onde acontecem as provas.
Sendo assim, para São Paulo a FE preparou um circuito com sua largada no Sambódromo do Anhembi, com 2,96km de extensão. Assim, com longas retas é possível acompanhar os carros chegaram a mais de 340km/h.
A programação do fim de semana será no dia 24 e 25 de Março, com os primeiros treinos livres na sexta, e treinos, classificação e corrida todos no sábado. Os ingressos partem de R$150 e você pode conferir mais detalhes no site oficial da FE, através desse link.
Para quem não conseguir marcar presença, a FE será transmitida no dia 25/03 pela Bandsports.
E na F1, como vai ser?
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