Carros

F-100, uma picape de Verdade

Nascida em 1957, a F-100 foi lançada como a primeira picape brasileira. Por mais de três décadas, ela seguiu como a principal caminhonete da Ford americana. Vendida como “Raça Forte”, é a estrela da série F, que conta com mais de 13 gerações no mercado.

A série F, inclusive, é o grupo de picapes mais vendidos na história. Nos Estados Unidos, a F100 americana foi campeã de vendas por 40 anos.

No Brasil, essa linha de caminhonetes veio para atender uma demanda do mercado nacional, que necessitava de utilitários que pudessem oferecer força e durabilidade… Tudo que a Ford F-100 sempre proporcionou.

 

Primeira geração da Ford F100

A primogênita americana tinha motor V8 4.5 a gasolina, com 167 cavalos e câmbio manual de três marchas com alavanca na coluna de direção. Esse modelo tinha torque de 38,7kgfm.

O primeiro modelo nacional da F-100 só veio em 1957 e era similar à segunda geração das picapes produzidas pela Ford nos Estados Unidos. Já por baixo do capô, a F-100 começou a carreira brasileira com um motor V8 a gasolina, de 190 cavalos e com torque de 37 kgfm.

Ford F100 1957
 Foto da Ford F-100 modelo 1957

Segunda geração da F100

A segunda geração da F-100 no Brasil veio em 1962, e para atingir um índice de nacionalização elevado (ou seja, um percentual considerável do produto feito aqui), acabou ganhando carroceria mais quadrada e com para-lamas integrados ao desenho do capô.

O utilitário ainda veio na versão Passeio, com suspensão macia e maior conforto e também com pintura dois tons, conhecido como “saia-e-blusa”. 

Já em 1963, surgiu a versão cabine dupla com três portas. Também nessa época a Ford assumiu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil S.A., e preparou algumas mudanças para distanciar a F-100 da antiga Rural Willy, que depois seria chamada de F-75.

F-100 1969 Azul Retornar
A primeira F-100 da Garagem Retornar era segunda geração, ano 1969. Clique e veja o ganhador deste clássico.

Terceira geração. A Ford F100 americana.

A terceira geração da F-100 foi a mais popular e a que mais durou no mercado nacional. Ela incorporava o estilo da quarta geração americana e um visual que ficaria marcado no modelo até os anos 90.

F-100 Americana Azul
A segunda F-100 da Retornar é da terceira geração, ano 1980
A F-100 1980 da Retornar

Agora se você já sonhou com uma  picape de verdade, com certeza a nossa F-100 se encaixa na categoria. A F-100 sorteada pela Retornar era ano 1980, com motorzão V8 de muita potência, o câmbio clark de 4 marchas,  suspensão elevada. Tem tudo aquilo que garante muita força na hora de encarar os desafios, seja na lama ou no asfalto. Sem contar o Farol de LED que era um charme!

Preparada para superar qualquer obstáculo, seja  no asfalto ou no campo, essa picape faz muito sucesso desde seu lançamento. E para ilustrar essa fama, convidamos para nossa campanha o cantor sertanejo Rodolffo! 

Afinal, como um bom goiano, de picape boa e forte pra Roça, o bastião entende né?

Promos Retornar
Artigos relacionados
CarrosE-Books

Mini Cooper: o carro que conquistou pilotos de corrida

1 Mins de leitura
Com uma trajetória surpreendente, o Mini Cooper nasceu para ser um carro barato e econômico, mas sua história conquistou o status de cult e até de vitorioso nas pistas de automobilismo pelo mundo.  Adorado por…
CarrosPromoções

Kombi: uma viagem marcante

5 Mins de leitura
A Kombi segue sendo um dos carros que mais fez sucesso e até hoje continua marcando gerações Sempre que falamos de algum carro aqui no portal, falamos de como ele tem história e como, de…
Carros

LAND ROVER Defender 110: conheça a história no Brasil

2 Mins de leitura
Conheça um pouco da história do Land Rover Defender, o off-road que conquistou o mundo
×
Carros

F-1000: conheça a picape que conquistou o campo e a cidade