É impossível ouvir o nome Maverick e não ter uma boa lembrança desse carro. É quase que sonhar acordado! Uma lenda que marcou para sempre a indústria automotiva mundial. Apesar do pouco tempo em fabricação, o modelo foi destaque na sua geração e faz sucesso até hoje, desde os exemplares que rodam com as características originais aos modificados com uma pitada de modernidade.
Início da História
A carreira do Maverick começou em 1969, nos Estados Unidos, com 15 opções de cores e motor V6 de 2.8 ou 3.3 litros. O projeto da Ford era claramente um “Mustang suavizado”, com a proposta de ser uma versão mais acessível do clássico americano, por isso o carro surgiu sob os rastros do “irmão maior” e foi um sucesso, vendendo mais de 500 mil unidades no ano de lançamento, marca superior que a do próprio Mustang.
Considerado o “anti-Fusca” na América, devido ao sucesso de vendas tirando compradores da Volkswagen que não tinham uma opção similar da marca alemã por lá, no Brasil, a máquina já chegou competindo com o Opala, da Chevrolet, em 1973, disponível em três versões: Super, com motor 3.0, Super luxo (Com motor 3.0 ou V8 opcional) e GT, todas equipadas com motor V8.
Versões do Maverick
A versão GT, top de linha é, sem nenhuma dúvida, a favorita dos amantes do Maverick, justamente pela agressividade, força e potência do carro. Equipado com motor V8 5.0 de 302 polegadas com 199 cv de potência bruta e quase 40 kgfm de torque, câmbio manual de 4 velocidades, em carroceria coupê de duas portas. Nessa configuração, o Maveco atingia 100 km/h em menos de dez segundos. Um monstro!
Enquanto isso, as versões Luxo e Super Luxo apresentavam dois tipos de carroceria, com duas ou quatro portas, sedã ou coupê, neste caso. O conjunto era montado com motor em linha ou em V com câmbio manual de quatro marchas ou automático de três velocidades na coluna de direção.
Peças americanas no Brasil
Em 1977, o Maverick foi aposentado nos Estados Unidos, onde tinha um mercado mais exigente em relação ao público brasileiro, portanto as peças e acessórios que sobraram nas fábricas chegaram ao Brasil, e foi que aí que começaram a aparecer unidades nacionais equipadas com direção hidráulica, ar condicionado, câmbio automático e até novo design da grade dianteira, por exemplo.
O fim da história do Maverick
Dois anos após o encerramento da fabricação nos EUA, o Maverick também foi descontinuado no Brasil, em 1979, chegando ao fim à produção de um dos maiores clássicos da indústria automotiva mundial. No entanto, apesar do curto período em montagem, o Maverick é peça indispensável nas coleções, encontros e na memória de todo apaixonado por carro.
No Brasil foram vendidos mais de 100 mil unidades do Maverick. Atualmente, a maioria está no estado de São Paulo, com aproximadamente 7 mil unidades cadastradas no Detran, segundo dados de 2018.
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