O Toyota Corolla é o carro mais vendido do mundo inteiro!
Ele possui uma trajetória que chama muita atenção das pessoas que são apaixonadas por carros, e hoje vamos falar um pouco mais sobre ele.
Esse modelo é um dos carros mais emblemáticos já produzidos até os dias de hoje, e com isso, o Corolla possui grandes histórias desde a sua primeira produção.
O seu nome significa, no latim, Coroa de Flores, e a empresa colocou o nome seguindo a inicial porque tinha um padrão.
A Toyota também usava outros nomes com a letra C nos modelos de carros que produzia.
Se você conhece esse carro, já teve um ou possui o sonho de ter, confira a seguir algumas das informações, curiosidades e dados sobre a trajetória dele no Brasil desde o primeiro lançamento. Acompanhe!
Lançamento da primeira unidade do Toyota Corolla
No ano de 1966, o sedã foi lançado com o objetivo de atender a todas as mudanças que os consumidores passaram naquela época, afinal, o crescimento tecnológico e econômico do país fez com que eles procurassem mais do que apenas um transporte básico para se locomover.
Com isso, a Toyota observou que os consumidores se deslocavam muito mais durante o dia, e com isso, era necessário criar um modelo de carro que fosse compacto, mas com a categoria superior ao que já estava no mercado na época, para que os traslados fossem ainda mais ágeis.
Conforme a demanda que possivelmente o Corolla traria, a Toyota investiu na criação de uma nova indústria de Takaoka, que também ficava no Japão, para começar a desenvolver esse novo modelo poucos meses depois do início de suas operações.
No ano de 1968, a Toyota expandiu ainda mais a fabricação do modelo Corolla, levando para a Malásia e para a Austrália. Um tempo depois, o modelo chegou aos Estados Unidos.
Essas apostas deram muito certo, e entre os anos de 1965 até 1968, a empresa mais do que dobrou toda a produção do Corolla que estava previsto para os anos, saindo de 480 mil unidades a serem produzidas para mais de 1 milhão de modelos produzidos.
Já no ano de 1974, o Corolla era considerado um modelo de carros clássicos mais vendido de todo o mundo, e isso aconteceu antes mesmo de completar 10 anos do seu lançamento no mercado. Depois disso, o modelo continuou sendo vendido, e não teve sua trajetória diminuída.
Em 1980, o Corolla Trueno passou a ser produzido, sendo um AE86 de tração traseira. Tinha um motor muito potente, trazendo diversos fãs na época, e até os dias de hoje, acumula pessoas apaixonadas por essa versão em todo o mundo.
Toyota Corolla e sua história no Brasil

A partir de 1992, o mercado brasileiro passou a abrir o seu mercado para trazer veículos importados, foi quando o Corolla chegou ao país. Ele chegou já na sétima geração, com as carrocerias station wagon e sedã.
No Brasil, a partir de 1998 o Corolla começou a ser fabricado por aqui, estando na sua oitava geração, quando a empresa inaugurou uma linha de produção que ficava localizada na fábrica de Indaiatuba, em São Paulo.
Desde o início de suas produções nessa unidade até os dias de hoje, já foram mais de 1 milhão de carros produzidos. Em Indaiatuba, a empresa investiu para que o modelo do Corolla tivesse um visual mais elegante e clássico, como os vindos do Japão.
Ele era oferecido nas versões XEi, XLi e SE-G, contendo um motor de 1.8 com 116 cv, estando disponível para ser comercializado apenas como sedã.
A partir da sua décima geração, produzida entre os anos de 2006 e 2013, o Corolla brasileiro passou a ganhar um motor 2.0 flex, que podia desenvolver até 153 cv, diferente do modelo anterior, que desenvolvia até 144 cv.
Além de atender aos consumidores do Brasil, o Corolla nacional também é exportado para o Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Colômbia e outros países da América Latina.
Hoje em dia, esse modelo possui mais de 50% de participação no segmento do mercado de sedãs médios, mas o campeão de vendas no mercado nacional ainda foi o Corolla por diversas vezes.
Primeiro carro híbrido flex de todo o mundo
Entre uma das curiosidades que envolvem a trajetória do Toyota Corolla, uma das mais recentes e importantes é que ele se tornou o primeiro carro híbrido flex de todo o mundo, ou seja, aceita tanto gasolina, quanto etanol, podendo até misturar os dois componentes em proporções diversas.
Essa tecnologia destaca a décima segunda geração do Corolla, lançada no país no ano de 2019.
O conjunto mecânico e elétrico desse modelo também foi um dos principais estímulos que fizeram com que a tecnologia híbrida pudesse ser lançada no país.
Segundo a própria Toyota, as versões do modelo híbrido flex do Corolla somam mais de 4 mil unidades vendidas no ano de 2021, entre os meses de janeiro até julho.
Somando com os modelos vendidos do modelo SUV, Corolla Cross, juntos podem representar mais de 60% de participação no mercado de carros híbridos do país.
Ainda falando sobre algumas especificações do modelo do Corolla híbrido flex, seu motor com 4 cilindros de 1.8 funciona com os dois tipos de combustíveis em alta performance.
Ele consegue gerar até 72 cv de potência, e o motor a combustão, gera 101 cv de potência.
Com os dois propulsores trabalhando em conjunto, a potência desenvolvida por eles pode ser de até 122 cv. Essa tecnologia está presente nas versões Altis Hybrid Premium e Altis Hybrid do Toyota Corolla.
Toyota Corolla versão Hatch
A versão hatch do Toyota Corolla existe, e é bem popular no exterior. Essa versão ainda não chegou em terras brasileiras, mas a marca publicou nas redes sociais algumas fotos do carro, dizendo que será lançado em 2023.
O Corolla Hatch (GR) é um carro com motor turbo de 1.6 com 304 cv que vai vir importado para ser um carro que reflete a imagem da empresa. Essa versão está nos planos da Toyota há muito tempo.
A carroceria hatch é nova no Brasil, e essa versão possui motor de três cilindros, sendo capaz de chegar até 304 cv a 6.500 rpm e também a 37,7 kgfm, entre 3000 e 5500 rpm de torque.
E claro, o Toyota Corolla Hatch possui câmbio manual para manter a esportividade do carro.
Curiosidades sobre o modelo
Muitas pessoas falam sobre o sucesso que o Toyota Corolla teve em todo o mundo e as razões e preferências consideradas.
Mas, uma das curiosidades sobre o desenvolvimento desse modelo de carros clássicos, é que a empresa estabeleceu uma espécie de fórmula para seguir durante a fabricação.
Esse conceito está relacionado ao “80 Point Doctrine a”, onde a primeira geração do carro tinha que alcançar cerca de 80 pontos, ou atributos, em uma escala que varia até 100. Além disso, também tinha que ter uma característica extra.
A eficiência dessa fórmula fez com que ela continuasse sendo aplicada em todos os próximos modelos que foram e serão fabricados em todo o mundo.

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