fbpx
Carros

Lamborghini LM002: a primeira SUV da marca

Renegade - Ultimos Dias

Desenhada primeiramente para ser um veículo militar, a Lamborghini LM002 fugiu muito da proposta e se tornou uma agulha no palheiro para colecionadores.

Lamborghini LM002 (Foto: Wikipedia)

O projeto ousado da Lamborghini

Na década de 80, o mundo experimentava as tensões da Guerra Fria, e como toda empresa focada em lucro, a Lamborghini quis embarcar na onda militar.

Primordialmente, a LM002 nasceu com a proposta de ser um veículo robusto, durável, veloz e espaçoso o suficiente para comportar soldados em missão de guerra. Sem cara de muitos amigos, nascia um utilitário potente que tinha tudo para figurar pelos exércitos do mundo. O que a Lamborghini não imaginava era um simples detalhe: ninguém quis comprar.

Sendo assim, o que fazer com um utilitário bruto de motor V12 que nenhum governo se interessou? Hora de jogar para o público!

Nasce uma raridade

É possível fazer um paralelo visual com as linhas retas da LM002 e a icônica Lamborghini Countach, mas a camioneta é muito mais bruta.

Traseira da Lamborghini LM002
Traseira LM002 (Foto: Motor1.com)

A caçamba antes projetada para comportar um soldado atirador, era apenas o reforço das características das picapes utilitárias. O interior que antes era projetado para comportar apenas o essencial, agora merecia todo o refino que os exigentes clientes Lamborghini exigiam.

Motor da LM002 (Foto: Motor1.com)

O que não mudou foi a motorização: um V12 5.2L derivado exatamente da Lamborghini Countach, conferindo assim 444cv e um 0-100 de 7.7s. Um verdadeiro tijolo sônico.

Interior da Lamborghini LM002 (Foto: 20 Minuten)

Bem como todo consumidor de superesportivos italianos, dentro do LM002 o motorista se sentiria em casa: revestimentos em couro e madeira enchiam os olhos. Além claro de ar-condicionado, sistemas de som, vidros elétricos e demais confortos que assim faziam esquecer que um dia o LM002 foi um projeto militar.

Como a Lamborghini LM002 acabou?

A LM002 foi produzida de 1986 até 1993, sendo um total de 328 unidades conhecidas. Dessa forma, é quase impossível ver uma com os próprios olhos. No Brasil então, nem se fala.

Conhecida carinhosamente no universo dos gearheads como Rambo Lambo – vale lembrar que a época que a LM002 coexistiu com os clássicos de ação de Sylvester Stallone – é possível encontrar uma em bom estado por no mínimo 400 mil dólares. Ou seja, convertendo na moeda atual pode passar dos 2 milhões de reais.

Quer saber mais sobre os 4×4 que fizeram história? Leia mais clicando aqui!

Essa Milona Diesel MWM Sprint pode ser sua!

Compre o seu e-book e Participe!

Artigos relacionados
CarrosPromoções

ÚLTIMAS HORAS! Como Concorrer ao Ford F-75 da Retornar em Poucos Cliques

4 Mins de leitura
Descubra a história da icônica Ford F-75, a picape clássica que representa a cultura off-road brasileira. Saiba mais sobre suas customizações, aventuras automotivas e como concorrer a uma F-75 no sorteio da Retornar.
Carros

Jeep ou Jipe? Qual o nome correto?

2 Mins de leitura
Entenda a diferença entre “jeep” e “jipe” e como esses termos são usados no Brasil e no mundo. Descubra quais veículos se enquadram em cada categoria e a origem histórica desses termos.
Carros

Jeep Willys: A História do Ícone Off-Road

5 Mins de leitura
O Jeep Willys é um veículo icônico e histórico que nasceu como resultado da Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido pela Willys-Overland Motors a pedido do exército americano, o Jeep Willys se tornou um veículo militar indispensável…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *