Carros

Combustível segue em alta: 8 dicas incríveis de como ECONOMIZAR dirigindo

Os brasileiros lidam com aumentos recorrentes no preço do combustível.

Com isso, está cada vez mais complicado bancar os gastos com combustível. Nesse momento, nem mesmo o etanol tem compensado na maioria dos estados brasileiros. Essa que era a alternativa mais econômica antigamente, atualmente não é rentável o suficiente, quando comparado à gasolina.

Para te ajudar a economizar no combustível, sem precisar deixar de usar o carro, separamos algumas dicas valiosas que irão te ajudar.

Confira mais a seguir!

1. Calibre os pneus

combustivel
Calibrar os pneus regularmente. (Crédito de imagem: Shutterstock)

Manter os pneus calibrados é essencial para garantir a maior economia de combustível. Isso porque quando estão murchos, o atrito entre o pneu e o chão aumenta, e isso potencializa o consumo de combustível. Por isso, o ideal é calibrar o pneu regularmente, para assim, garantir a maior economia possível.

Está em dúvida sobre quanto calibrar?

Você pode encontrar essa informação no manual do carro ou no compartimento utilizado para abastecer o veículo. Siga a calibragem adequada e faça isso com frequência, seu carro e seu bolso irão agradecer!

2. Não sobrecarregue o carro

Você tem utilizado o carro para guardar coisas que não cabem em casa? O carro se tornou mais um local de armazenamento? Não faça isso se você quer economizar.

Quanto mais pesado o carro fica, mais força o motor precisa fazer e mais combustível ele gasta.

Então, se você tem usado o porta-malas de porta-treco, é bom esvaziar.

3. Cuidado com o pé no freio e no acelerador

Manter a constância é de extrema importância para a economia de combustível. Por isso, evite as altas acelerações e também as frenagens bruscas.

Elas forçam o motor e aumentam o consumo do carro. Outro ponto importante é evitar “esticar” a marcha, essa atitude também potencialize a queima de combustível.

4. Cuidado com o ar condicionado

economia de combustivel
(Crédito de imagem: Shutterstock)

O funcionamento do ar condicionado está diretamente ligado ao motor, por isso, o uso do mesmo afeta também no consumo de combustível do carro.

Por isso, evite ao máximo utilizar essa funcionalidade se você quer economizar.

No entanto, também é preciso cuidado com os vidros abertos, pois a corrente de ar que entra atrapalha a aerodinâmica do carro e cria uma espécie de “força” contra o carro, o que consequentemente, faz com o que o motor precise trabalhar mais.

A dica de ouro é abrir as saídas de ar do carro, caso esteja em uma velocidade considerável, mas sem ligar o ar condicionado. Caso esteja na cidade, em uma velocidade razoável, aí sim, vale abrir as janelas.

5. Prefira percursos mais longos

O motor do carro leva um tempo para aquecer e alcançar sua máxima potencialidade. Por isso, em trajetos curtos eles costumam ser mais poluentes e menos eficientes no consumo de combustível.

Pensando nisso, o ideal é que o carro seja utilizado preferencialmente para percursos maiores.

Por isso, se o trajeto é curto, opte por deixar o veículo na garagem e ir a pé. Com certeza, isso irá te ajudar a economizar no combustível e também é uma excelente forma de se manter ativo.

6. Cuidado com o combustível

Com a alta no preço dos combustíveis, alguns motoristas saem procurando pelo menor preço e pelas melhores promoções. No entanto, nem sempre essa é a melhor alternativa, já que nem todos esses postos comercializam combustíveis de qualidade.

E caso você tenha o azar de abastecer com gasolina ou etanol de má procedência, não só terá prejuízo com o valor do combustível, como pode ter que pagar pela troca de peças essências para o seu veículo.

Como o líquido vai para o motor do carro, pode acabar afetando a parte mais importante do veículo, o que também vai interferir em seu funcionamento.

É o famoso “barato que sai caro”. Por isso, o ideal é que você abasteça sempre em um mesmo posto, o de sua confiança e evite os postos desconhecidos ou que fazem promoções muito atrativas.

7. Atenção na hora de escolher o combustível

Se o seu carro é flex, você sempre poderá abastecer com o combustível mais rentável. Isso porque, a gasolina costuma ser mais potente e normalmente os carros rodam mais km com menos litros, quando comparado com o etanol.

Entretanto, como o etanol costuma ser mais barato, às vezes compensa abastecer com o mesmo.

Para saber qual compensa mais, você só precisa fazer uma conta simples. Divida o valor do litro do etanol pelo valor do litro de gasolina.

Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, então compensa abastecer com o etanol. No entanto, se for superior, opte pela gasolina.

Se não conseguir realizar a conta, olhe a bomba de combustível do posto. Normalmente, o resultado desse cálculo fica exposto na bomba ou nas proximidades.

Assim, você sempre vai saber qual a melhor opção e mais econômica.

8. Mantenha a manutenção em dia

manutenção em dia
Mantenha a manutenção em dia (Crédito de imagem: Shutterstock)

Além de ser crucial para garantir o bom funcionamento do seu carro, a manutenção também vai garantir economia de combustível.

Há muitos itens que podem interferir e aumentar o consumo de combustível, o filtro de ar, por exemplo. Os bicos, o óleo do motor e as velas, todos podem interferir e aumentar o gasto de gasolina.

Outro ponto importante é o alinhamento e balanceamento do veículo. Eles são cruciais para que os pneus operem da melhor forma possível.

Caso contrário, aumenta-se o atrito com o chão e consequentemente, o consumo de combustível.
Por isso, esteja sempre atento às datas de manutenção e as realize corretamente. Isso será crucial para você conseguir economizar.

Agora sim, com essas dicas, temos certeza de que você vai conseguir rodar mais e gastar menos!

Leve esses 8 ensinamentos para o seu dia-a-dia e seu bolso irá agradecer.

Você sempre atualizado

Aqui na Retornar nos preocupamos em manter VOCÊ, sempre atualizado sobre o universo automobilístico.

Uma das maneiras além do nosso portal e das nossas redes sociais são os nossos eBooks!

Neles você irá se aprofundar na imensidão das histórias que compõe cada modelo de carro ou moto!

Nossos eBooks são desenvolvidos com muito carinho e atenção. Onde inserimos neles, curiosidades que dificilmente você encontrará por aí, além de uma galeria extensa com as imagens mais lindas dos automóveis que você mais ama!

Não espere mais, clique agora mesmo no banner em azul que está aqui embaixo e garanta seu eBook agora mesmo!

Promos Retornar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.