fbpx
Carros

Clássicos: conheça os 9 caminhões mais amados do Brasil

Muitas pessoas possuem um carinho enorme por automóveis clássicos. Assim como acontece com os carros e motos, os caminhões se tornam uma verdadeira joia bastante apreciada por muitos.

No Brasil, alguns desses automóveis se tornaram a paixão de muitos, principalmente, os mais clássicos, de modo que é possível encontrar alguns em exposição no museu na cidade de Canela, RS, chamado American Old Trucks.

Em geral, um dos principais fatos que fizeram se tornarem joias sobre rodas, foi o fato que de alguma forma, eles contribuíram para a construção do Brasil ou fizeram parte de momentos históricos, como, por exemplo, o FMN, que nos dias atuais são comuns entre os colecionadores.

Nesse sentido, preparamos uma lista com alguns dos caminhões clássicos mais amados no Brasil.

Confira o nosso post até o final e saiba mais sobre o assunto.

Os 9 caminhões clássicos amados pelo Brasil

1. A clássica Mercedes L1113 e L 1113

Mercedes Benz 1113
Mercedes Benz L113 – Foto Divulgação Mercedes

Sobretudo, um dos modelos de caminhão clássicos mais vendidos no Brasil, foram o Mercedes-Benz L 1111 e L 1113, chegando a 240 mil unidades vendidas.

Desta forma, a importância desse caminhão se tornou algo notório, que em 2017 na Fenatran, foram lançadas 21 unidades para o Actros, que homenageia o modelo.

O Modelo L1113, foi desenvolvido em 1969 com a aparência bem parecida ao L 1111, entretanto, com um motor mais potente e moderno.

A principal diferença, era por sua cabine ser suspensa por molas e com amortecedores de dupla ação, ou seja, um conforto que nenhum outro apresentava.

Assim, esse modelo se tornou tão popular, que ganhou um apelido de “Fusca das estrelas”. Foram vendidas 200 mil unidades, e estima-se que 170 mil ainda circulam pelo país.

2. Scania L111 S

Scania L111 - Jacaré
Scania L111 – Conhecido como Jacaré – Foto Despedida Scania

Do mesmo modo, o Scania L111 S, também conhecido como Scania Jacaré, ficou bastante conhecido. O seu lançamento foi em 1976, sucedendo o L75 e o L76, foram produzidas diversas unidades, porém sem abandonar a cor alaranjada caracterizada, que iniciou no L76.

A sua produção durou até 1981, porém o seu design robusto e a simplicidade mecânica, permitem que até nos dias atuais, eles sejam vistos e utilizados nas estradas brasileiras, sempre transitando cargas pesadas. Além de tudo, a série L permitiu esse modelo ser apelidado de Rei das Estradas.

3. Chevrolet C6500, clássico Chevrolet Brasil

CHevrolet Brasil
Chevrolet C6500 – Fonte: Blog Falando Sobre Carros

O Chevrolet C6500, também popularmente conhecido como Chevrolet Brasil, foi o primeiro caminhão da Chevrolet que teve sua fabricação realizada no Brasil, no estado de São Paulo, em São Caetano do Sul.

Assim, a sua produção iniciou em 1958, com um design baseado na picape “Advance Design”, com a frente da “Task Force”. O seu motor era Jobmaster, contendo seis cilindros, a gasolina, com câmbio de seis marchas. Ainda mais, a versão 3100 deu origem a outros modelos, como, por exemplo, o Alvorada cabina dupla.

4. Volvo Titan L 935

Museu Volvo – Foto: Flickr

Antes de tudo, o Volvo Titan L 935, além de clássico, também é bastante raro. Sua produção teve início nos anos 50, tornando- se bastante excepcional, por se tratar de unidades importadas na época.

Nesse sentido, o que mais permitiu esse modelo se destacar, foi o seu motor 9.6 litros a diesel e com 150 cavalos, pois na época isso era bastante raro. Vale destacar, que o Volvo FH16 750 é nomeado o segundo caminhão rodoviário mais potente do mundo atualmente.

5. Mercedes L-1620

Mercedes L1620
Foto Divulgação Mercedes Benz

A princípio, o Mercedes L-1960 era considerado o sucessor do L1113, devido a sua capacidade de carga e o sucesso entre os consumidores. A sua produção teve início em 1996, com um motor de 6 cilindros turbocooler de 211 cavalos.

A sua produção parou em 2012, substituída pelo Atron 2324, que teve a produção interrompida em 2016.

6. Volvo N1020

Volvo 1020
Fonte: Flickr

Posteriormente, o N1020 se tornou também bastante conhecido, pois foi a primeira unidade fabricada pela Volvo no Brasil, em 1977. O seu design era em um formato em bico, possuía um motor turbo TD 100A de 263 cavalos, além de conter uma caixa ZF Ecosplit de 16 velocidades.

Ainda mais, esse modelo tinha outro destaque que era o seu conforto e espaço interior, o que logo ajudou a torná-lo popular. Em 2019, para comemorar os 40 anos da montadora no Brasil, lançou 40 unidades com faixas no N1020.

7. Volkswagen VW 18-310

Foto Divulgação Volskwagen

Em geral, um dos principais pontos que fizeram o Volkswagen VW 18-310 se destacar foi porque os consumidores estavam em busca de uma opção com capacidade de carga intermediária em relação às opções da época.

Desse modo, esse modelo tinha uma capacidade para transitar com 28 toneladas de carga líquida, potência de 310 cavalos, o seu motor era Cummins de 6 cilindros. Desenvolvido entre 2002 e 2005, foram vendidas cerca de 12.200 unidades, substituído pelo VW Constellation, em 2005.

8. Ford F-Series

Ford 8500
Foto Divulgação Ford

Constantemente, ao citar caminhões antigos clássicos e até raros, o F-8500 fica em destaque, pois, se tratava de um dos maiores modelos da Ford na época, contava com um motor V6 5.2 de 202 cavalos a 2.600 RPM.

Assim, em 1971, a Ford para de produzir a quinta geração da série F nos Estados Unidos, importando para o Brasil sua produção. Atualmente, o F-MAX é comercializado apenas na configuração 4×2, sendo o motor Ford de 500 cavalos.

9. Scania LK 140 V8

Fonte: Flickr

Todavia, o famoso Scania LK 140 V8, era apresentado aos consumidores brasileiros, por meio do Salão Automóvel de 1974, ficando também conhecido na primeira versão de carga pesada.

Esse modelo foi o primeiro a ter o design “cara-chata” dessa marca no Brasil, além de ser o primeiro a ser desenvolvido com o motor V8 de 350 cavalos. Assim, se tornava o caminhão mais potente na época.

Conclusão

Definitivamente, os caminhões clássicos de algum modo fizeram história entre muitos brasileiros. Com o passar dos anos, é possível notar a evolução no design ou tecnologia, porém, esses modelos mais antigos sempre tem um local especial no coração de muitos.

Nesse sentido, muitos desses modelos são sonhos de consumos de colecionadores e são bastante vistos em encontros de caminhões clássicos ou antigos.

DIRIJA UMA BRUTA DE VERDADE!

Compre os e-books participantes e concorra a essa F-1000!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *