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Chevrolet Ipanema: uma perua peculiar

A Chevrolet Ipanema foi uma perua bem peculiar, desenvolvida pela General Motors, fazendo sucesso entre os consumidores nos anos 90.

Esse modelo foi derivado do Chevrolet Kadett, sendo a terceira versão de perua produzida pela marca no mercado nacional.

Assim que chegou ao Brasil, a Chevrolet Ipanema seguiu os modelos anteriores, a Marajó e Opala Caravan, mas, assim que saiu de cena, deixou o mercado como o Corsa Wagon e o Ômega Suprema.

No entanto, a Ipanema conviveu um pouco com a Chevrolet Astra Wagon, sendo um projeto da Alemanha, onde era conhecida como Opel Kadett Caravan.

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Ainda assim, a Chevrolet Ipanema compartilhou muitos itens com o modelo Kadett, introduzindo o modelo de perua intermediária na marca da General Motors.

A fábrica tinha o desejo de desenvolver esse modelo há alguns anos, mas só o colocou em prática tempos depois.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre a história da Chevrolet Ipanema, uma perua que fez tanto sucesso e foi uma das queridinhas dos consumidores apaixonados por carros.

Acompanhe!

Chevrolet Ipanema e sua origem

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Divulgação da Ipanema (crédito de imagem: Reprodução)

Essa versão era pra ser uma criação nacional, afinal, não tinham visto nenhum outro modelo parecido com esse. Em 1989, depois que o Kadett chegou ao mercado, a General Motors conseguiu fazer o que estava nos planos.

A Chevrolet Ipanema era equipada com motores 1.8 e 2.0 da Família II, sendo um pouco mais moderna do que outros modelos da GM para a época, além de também ter a opção de transmissão automática de 3 velocidades.

A sua proposta era ser uma versão mais esportiva e familiar, com versões SL e SL/E, e tempos depois, versões como a GL e GLS também foram lançadas.

A Chevrolet Ipanema também contou com algumas edições especiais e limitadas, que vamos falar mais a frente sobre elas.

A Chevrolet Ipanema foi originada no Opel Kadett, de 1962, sendo a primeira geração dessa segunda fase, afinal, o primeiro modelo do Kadett existiu apenas durante a Alemanha Nazista, sendo bem diferente desse.

Esse modelo de perua era chamado de Caravan, e foi adotado alguns anos depois pela Chevrolet brasileira, que foi a responsável por iniciar os passos no desenvolvimento de automóveis de passeio.

Na terceira geração do Kadett, uma perua mais compacta chegou no Brasil, a Marajó. A próxima geração, foi a Kadett Caravan E, de 1984, e depois de 6 anos chegou ao mercado brasileiro como Ipanema.

Já nos anos 90, a General Motors trouxe alguns modelos da Bélgica. Nesse período, a Chevrolet contava com 6 peruas sendo comercializadas no mercado brasileiro, além das importadas e nacionais.

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A Chevrolet Ipanema resistiu a todas, menos ao Corsa Wagon, que foi comercializado no mercado até o ano de 2001. Ainda assim, esse modelo não aguentou o período de importação, e com isso, não foi nacionalizada, como outras versões.

Depois de 7 anos, a Chevrolet Ipanema deixou de ser vendida, e o seu modelo sucessor foi a Meriva, que também estava dentro da proposta familiar da Chevrolet, que desde então, nunca mais desenvolveu versões de peruas no mercado brasileiro.

Chevrolet Ipanema e suas versões

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Divulgação da Ipanema (crédito de imagem: Reprodução)

A Chevrolet Ipanema surgiu no mercado com as versões SL e SL/E, onde a primeira delas era um modelo mais básico, com frisos mais finos nas laterais, sem detalhes no pára-choque, calotas centrais metálicas nas rodas, aro 13 nas rodas e pneus 165/70 R13.

Na parte interna, o estofamento dos bancos também era mais simples, e os vidros e travas eram manuais e os retrovisores tinham controles internos.

No cluster, podíamos encontrar apenas o nível de combustível, o velocímetro e a temperatura da água.

Existiam diversos detalhes que eram opcionais, mas os equipamentos de fábrica não tinham limpadores traseiros ou rádio, por exemplo, assim como ar-condicionado e direção hidráulica, onde os condutores poderiam pagar a parte, caso quisessem.

Na versão SL/E, os protetores laterais eram maiores, os frisos eram cromados, as rodas de aço já tinham as calotas integrais, tinha vidros e travas elétricas, para-brisa em degradê, vidros verdes, volante acolchoado, relógio digital, check control e conta-giros.

Na parte interna dessa versão da Chevrolet Ipanema, os bancos eram aveludados, e a direção hidráulica e o ar condicionado eram incluídos de fábrica.

Os retrovisores poderiam ser com controle elétrico também. No banco de trás tinha uma cobertura para o porta malas, assim como rack no teto do carro.

Essas versões da Chevrolet Ipanema passaram a ter mais itens adicionados depois de um certo tempo, como um tanque mais espaçoso, freios a disco, câmbio automático, rodas de liga leves, e motores mais potentes.

As versões GL e GLS do Chevrolet Ipanema não duraram muito tempo no mercado, mas manteve os itens que mencionamos acima, adicionando apenas alguns detalhes, como temporizador de limpador, alarme magnético e facelift no para-choque.

Versões especiais

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Ipanema (crédito de imagem: Noticias Automotivas)

A Chevrolet Ipanema também contou com algumas versões especiais que fizeram grande sucesso entre os anos de 1992 a 1994.

A primeira versão especial foi a Wave, que tinha foco na praia, onde as faixas laterais eram decorativas e a impressão visual era maior.

Ela também tinha barras no teto, frisos e pára-choque preto, além dos retrovisores serem da mesma cor do carro.

Nesta versão Wave tinha o estofado cinza e azul, além de detalhes incríveis nas rodas que chamavam muita atenção.

A Chevrolet Ipanema Wave era pintada de prata apenas, e baseada na versão SL/E, com 98 cv, motor 1.8 movidos a gasolina, mas a transmissão era apenas manual com 5 marchas. Apenas em 1993, chegou a opção de câmbio automático.

Em 1993, a versão especial do Chevrolet Ipanema Sol chegou ao mercado. Ela tinha um motor de 2.0 com 110 cavalos, com para-choques da mesma cor da carroceria, além da grafia e faixas externas diferentes.

Ela surgiu pouco tempo depois do lançamento do Chevrolet Ipanema com 4 portas, que também passou a ser estendida nessa versão especial.

Contudo, em 1994, mais uma versão especial foi lançada, a Chevrolet Ipanema Flair, com o mesmo motor mas detalhes diferentes no capô.

Como dissemos, a Chevrolet Ipanema foi uma perua um tanto quanto especial, trazendo olhares de muitos apaixonados por carros nos anos 90.

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