fbpx
Carros

Carros nacionais feitos para exportação

Renegade - Ultimos Dias

Não dá para dizer que o Brasil não tem tradição quando o assunto é carros nacionais. Afinal, uma das coisas que os jovens mais cobiçam quando entram na maioridade é justamente um carro, mesmo que ele não seja tão moderno ou tão novo.

A indústria automobilística do Brasil também ganha destaque tanto por aqui quanto fora do país e, apesar de nem todo mundo saber disso, há vários carros nacionais que foram feitos pensando justamente na exportação!

Se você ficou curioso para saber quais são esses carros, continue lendo aqui e descubra alguns dos modelos que são mais exportados e com uma boa aceitação do público estrangeiro!

Carros nacionais: Chevrolet Joy 1.4

carros nacionais
Chevrolet Joy (crédito de imagem: Divulação)

Sendo um sedã de respeito e chamando a atenção por causa do seu design e da sua beleza, o Chevrolet Joy 1.4 é um dos mais potentes, o que é explicado pelo seu motor.

No entanto, quem procura por esse modelo hoje em dia, nas lojas brasileiras, não o encontra porque ele não está disponível para venda nacional: apesar de ele ser feito em São Paulo, no ABC Paulista, ele só está à venda em outros países.

Com relação à sua potência, ele tem 98 cavalos e um dos lugares do mundo nos quais ele é muito valorizado é a Argentina. Grande parte da produção feita em São Caetano do Sul é enviada exatamente para esse nosso vizinho da América Latina.

Tendo cinco marchas, ele funciona tanto com gasolina quanto com álcool e os seus compradores encontram esse veículo na versão direção mecânica.

Podemos dizer que dos carros nacionais para exportação, o Joy garantiu seu sucesso!

Conheça o Toyota Etios Aibo

carros nacionais
Toyota Etios Aibo (crédito de imagem: Picasa)

Um dos carros nacionais que são consumidos por grande parte dos argentinos é o Toyota Etios Aibo. Na verdade, o Toyota Etios é um velho conhecido dos brasileiros, já que eles podiam comprar o veículo até o ano passado.

Hoje em dia, porém, a Toyota tirou esse modelo de circulação do mercado nacional, apesar de ter deixado a sua linha de produção situada em São Paulo, na cidade de Sorocaba.

Ele é tido como um sedã compacto e uma curiosidade é que o mercado argentino procura tanto por esse veículo por causa da grande quantidade de entregadores de delivery que usam esse tipo de carro em vez de motos.

Assim, como ele é compacto e tem um bom consumo, os “Hermanos” fazem questão dele para os serviços de frete urbano.

Mesmo assim, não dá para negar que há uma boa parte do público que deseja o Toyota Etios Aibo por causa da sua beleza.

Volkswagen T-Cross 1.6

carros nacionais
T Cross 1.6 (crédito de imagem: Divulgação VW)

Quando se vê esse nome na lista, alguns podem pensar “Mas o T-Cross é vendido, sim, no mercado brasileiro”.

De fato, esse carro, que também é montado em São Paulo, especificamente em São José dos Pinhais, é vendido por aqui, mas não em sua versão Trendline 1.6.

Esse é um veículo de motor potente e ótimo para quem precisa andar por terrenos com muita subida ou quer aproveitar o máximo de sua potência, que chega a nada menos que 110 cavalos.

Além disso, ele tem um visual esporte que faz com que muitos motoristas de outros países da América Latina vejam esse veículo como o seu favorito.

É claro que não se pode esquecer do fato de o Volkswagen T-Cross 1.6 ter um bom consumo tanto na estrada quanto nas cidades e que a área tecnológica desse veículo também impressiona aos seus usuários. Afinal, ele conta com um motor turbo!

RAM 700

carros nacionais
Ram 700 (crédito de imagem: Divulgação Stellantis)

A Fiat Strada é uma velha conhecida do mercado brasileiro. Mas para poder se aventurar no exterior, a Stellantis resolveu tirar o emblema da Fiat e rebatizá-la como Dodge RAM 700.

Chegando no México, fez sucesso entre os amantes da marca já consagrada de picapes brutas.

A sua linha de produção está na cidade mineira de Betim e o modelo é da Fiat, valendo dizer que o público mexicano costuma gostar bastante também de uma versão compacta do modelo.

Uma curiosidade que vale a pena citar é que, normalmente, esse tipo de picape tem um apelo um pouco mais sofisticado, o que faz com que seja até inusitado o sucesso que essa versão RAM 700 alcançou dentre o mercado consumidor.

Jeep Renegade 1.8

carros nacionais
Renegade 1.8 (crédito de imagem: Mega Autos)

Não dá para negar que um dos veículos mais bonitos que se tem à venda é o Jeep Renegade, especialmente procurado por quem gosta de viajar e de transitar por um chão mais rústico, de terra.

Mesmo assim, o Jeep Renegade não faz feio na cidade, mas quem já passou por alguma concessionária percebeu que o 1.8 mais moderno não é vendido por aqui.

Um diferencial de todos os veículos da lista é que esse modelo de Jeep é produzido no Pernambuco, especificamente na cidade de Goiana.

Dá para encontrar algumas variações na forma como o Jeep, inclusive com motores mais potentes, tais como o Turbo 1.3.

Para quem faz questão de um câmbio automático a fim de ter mais comodidade na hora de dirigir, é possível encontrá-lo.

Bônus de carros nacionais: Chevrolet Monza

carros nacionais
Monza exportado para a Venezuela (crédito de imagem: Instacarro)

Nesta lista, também temos um veículo fabricado por aqui e que, mesmo sendo antigo, fez bastante sucesso no mercado estrangeiro: o Chevrolet Monza.

É claro que ele também era vendido no Brasil, mas a verdade é que muitos consumidores venezuelanos, por exemplo, ficaram em polvorosa pela perspectiva de ter o carro do momento, que também apresentava algumas versões.

Algo interessante a se mencionar é que o Monza não ia inteiramente pronto para o mercado internacional: na verdade, as peças iam segmentadas e era preciso ter uma linha de montagem por lá para que o veículo ficasse pronto para o seu uso.

Como se vê, não é de hoje que os veículos de fabricação nacional conquistam o mercado de fora e, no caso do Chevrolet Monza, há algo inovador para a sua época: o banco de couro, que não era oferecido no Brasil naquele momento.

Hoje em dia, nem é preciso mencionar que não se encontra um Monza facilmente nas garagens, sendo uma relíquia.

Pilote um Dodge Dart Exclusivo!

Compre o seu e-book e concorra!

Artigos relacionados
Carros

5 Primeiros Carros com os Maiores Motores do Brasil

3 Mins de leitura
Desvende a potência dos carros nacionais! Conheça os maiores motores do Brasil com Dodge Dart, Ford Maverick, Ford Landau, Ford Galaxie e Chevrolet Opala.
Carros

Gurgel: a marca que agitou o mercado automotivo brasileiro

6 Mins de leitura
A Gurgel foi uma das marcas mais emblemáticas da indústria automobilística brasileira. Fundada em 1969 pelo engenheiro mecânico João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, a empresa ficou conhecida por seus carros off-road e utilitários compactos,…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *