Carros econômicos são os principais requisitos nas buscas para quem está comprando um carro.
Afinal, grande maioria das pessoas que são apaixonadas por carros procuram muitas características interessantes e particulares de cada modelo antes de comprá-lo, não é mesmo?
A questão do carro ser econômico é uma delas. Buscar por um carro econômico não é um assunto de agora, mas sim de muito tempo. A eficiência de economia de combustível é mais interessante do que a potência em cavalos.
Depois das crises de 1970, uma geração nova de carros passou a ser desenvolvida. Mesmo que sendo modelos mais simples e menores, quando comparados aos de hoje em dia, sua potência era fraca. Mas, o que mais chamava a atenção era a economia na bomba de combustível.
Isso mostra que a busca por carros econômicos sempre existiu…
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, hoje trouxemos algumas informações sobre os carros antigos mais econômicos que já existiram, para que você possa admirar esses modelos ainda mais.
Confira!
Chevy Sprint
Os carros com injetor de combustível começaram a ser desenvolvidos décadas atrás, mas em 1980, isso não era uma preocupação para o Chevy Sprint.
Esse carro tinha um carburador que era controlado através de computador, com 48 cavalos de potência e três cilindros no motor, o Chevy Sprint chegou a 18,7 km por litro na cidade e 22,5 km por litro na estrada, o que era impressionante para a época.
Isso fez com que esse modelo de carro ganhasse o título de veículo econômico em combustível nos anos 1986, 1987 e 1988.
O projeto do carro pela Suzuki foi criado como uma versão americana no Suzuki SA 310, de 1985, e diversos conceitos foram trazidos para o Geo Metro depois de alguns anos. O Chevy Sprint tinha o modelo de duas ou quatro portas disponíveis, mas nenhum deles tinha mudanças na bomba de combustível, trazendo grandes economias.
A versão desse modelo com injeção de combustível, considerado turbo, tinha 70 cavalos de potência, e poderia chegar a 100 km/h em menos de 10 segundos. Mas, a quilometragem passou a ser 15,7 km por litro em cidades e 18,3 km por litro em estradas.
Esse modelo, na época, custava o valor de 5 mil dólares e vinha com rádio instalado, além de relógio digital e também leitor de vídeo cassete.
Geo Metro X FI
Esse modelo foi considerado um dos carros antigos mais econômicos da época, tanto que chegou a ganhar sete vezes o título de modelo mais econômico.
O Geo Metro X FI ganhou esse título por cinco anos consecutivos, e o primeiro deles foi em 1990, onde o modelo de carro fazia 18,3 km por litro na cidade e 21,7 km por litro das estradas, com marcha de até cinco velocidades.
Os proprietários que tinham esse modelo relataram que a economia nas estradas era de mais de 25,5 km por litro, e o tanque do carro com 38 litros funcionava por mais de 800 km.
Esse modelo tinha um motor 1.0 e 3 cilindros nele, fazendo com que fosse um carro bem leve por conta da quantidade de alumínio em sua composição.
Era um modelo de carro antigo bem econômico para a época, além de ser seguro e acessível, com muito espaço em seu interior.
VW Rabbit Pickup
Quando falamos sobre carros antigos mais econômicos, não podemos deixar de fora o modelo VW Rabbit Pickup. Esse foi o modelo campeão na quilometragem durante cinco anos consecutivos.
O primeiro título foi em 1978, quando o carro marcou 14,5 km por litro nas cidades e 17 km por litro nas estradas. Esse modelo foi construído nos EUA, e o seu nome faz menção a coelhos nos bancos de trás, que eram removidos e substituídos por camas de carga.
A tração dianteira do VW Rabbit Pickup pesava mais de uma tonelada, e o seu motor de injeção de combustível era de 1,6 litros. Tinha 52 cavalos de potência e 72 KGFM de torque.
Esse mesmo modelo de carro antigo tinha uma luz no painel que indicava quando o motorista mudava a marcha do carro para economizar, chamada de Luz E.
Honda Civic
O Honda Civic é o único modelo de carro antigo mais econômico que está na nossa lista onde você ainda pode contar com um deles. O Honda Civic recebeu o título de carro econômico seis vezes durante épocas diferentes.
O primeiro foi em 1975, com o CVCC Civic. Talvez, nenhum outro modelo feito no mundo tinha um histórico tão eficiente e consistente sobre a economia do combustível em um só carro.
O modelo mais econômico até então foi o do ano de 1986, o Civic HF Coupe, que fazia 17,8 km por litro na cidade e 21,7 km por litro nas estradas. Mas, esse modelo perdeu o título de econômico para o Chevy Sprint, que citamos acima.
Em 1989, o modelo Civic CRX HF foi o campeão, que fazia 17,4 km por litro na cidade e 21,2 km por litro nas estradas, além de ter um motor de 1.5 de potência e 4 cilindros, com cinco velocidades manuais.
O modelo mais relevante e econômico que podemos citar é o Sedan Civic, que comportava quatro passageiros. Em 1986, esse modelo chegava a fazer 10,2 km por litro na cidade e 12,3 km por litro nas estradas, o que era muito interessante na época.
O Honda Civic de 2008 possui bancos traseiros mais espaçosos, trazendo uma comodidade maior para os usuários, e a segurança ele também era relevante. Além disso, era um modelo econômico quando falamos sobre combustível, pois fazia 17 km por litro nas estradas.
Considerar os modelos de carros antigos mais econômicos, mesmo que nesse momento você não tenha um na sua garagem, é interessante para observar a real economia dos modelos novos e fazer uma comparação.
Ter um carro econômico nos dias de hoje, principalmente para fazer uso diário, é essencial para não levar sustos quando for abastecer.
Mesmo que você não seja um especialista no assunto, agora pelo menos você sabe quais são os modelos de carros antigos mais econômicos já desenvolvidos e criados, e com isso, quando for adquirir algum carro, é importante ter algumas especificações em mente antes de fechar negócio.
Mas se você quer saber de potência ao invés de economia, se liga no que a Retornar tem aqui…
Você com o Carro dos Sonhos!
Compre o seu e-book e PARTICIPE!