fbpx
Carros

Carros antigos: como explicar essa paixão?

Os carros antigos sempre influenciaram as vidas de pessoas em todo o mundo, desde o momento em que passaram a ser produzidos e comercializados.

A paixão por carros antigos geralmente é passada de pai para filhos. Essa admiração surge ainda na infância, enquanto as crianças observam os pais apaixonados pelos carros que passam nas ruas e também pelas suas aquisições feitas.

A cada nova invenção, essa paixão era ainda mais alimentada pelos pais. Hoje em dia, as crianças que cresceram continuam apaixonadas por carros. Muitos deles possuem condições para comprar o seu próprio carro antigo e seguem apaixonados.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre como surge essa admiração pelo mundo antigomobilismo e como explicar a paixão por carros antigos. Confira a seguir:

Admiração por carros antigos

A paixão por carros antigos, como dissemos, surge bem cedo, quando as crianças observam os carros que seus pais possuem e veem a admiração pelo automóvel.

Maverick da Retornar
Maverick da Retornar

Hoje podemos encontrar um termo que define bem essa paixão: gearhead. É um termo em inglês que foi criado para identificar as pessoas fanáticas por carros, motores e automóveis.

Alimentar essa paixão, segundo os admiradores, traz uma sensação de nostalgia, onde conseguir juntar dinheiro para adquirir seu veículo antigo significa uma conquista, vendo que todo o esforço aplicado teve sucesso para realizar um sonho.

Cultivar um carro antigo em sua garagem e cuidar dele faz com que o automobilismo esteja sempre preservado. Com isso, passamos a desfrutar de um mundo de histórias clássicas ao pensar quantos momentos incríveis todos os antigos donos passaram com os carros. Funciona como uma viagem no tempo.

Paixão desde a infância

Ver os pais sempre cuidando, preservando e adquirindo carros faz com que a paixão por carros antigos seja uma realidade na vida das pessoas. O gosto pelo mundo antigomobilismo surge bem cedo.

A partir desse contato, quando ainda pequenos, o prazer só aumenta e a vontade de adquirir um desses carros antigos só cresce. Hoje em dia é muito comum vermos pessoas que colecionam carros em suas garagens, e partem das primeiras aquisições e continuam realizando o sonho de ter um carro antigo.

Muitas pessoas batalham para adquirir os carros que mais marcaram as suas histórias na infância, trazendo sentimentos e sensações de boas lembranças.

Existem também aquelas que mantêm uma tradição, onde uma pessoa da família possui o gosto por carros antigos e a nova geração pretende conservar essa tradição por muitos anos, adquirindo automóveis como colecionadores.

Por que escolher os carros antigos?

Muitos amantes de carros antigos admitem que adquirir um bem como esse é como uma válvula de escape para lidar com os problemas da vida de uma maneira mais leve.

Gostar de carro é algo comum, mas gostar destes carros é ainda mais especial. Essa paixão começa ainda admirando os carros dos pais e aumenta com o passar dos anos, principalmente quando se tem a oportunidade de adquirir o seu próprio carro antigo, se tornando um verdadeiro gearhead.

Carros antigos: opala
Opala da Retornar

Para que um carro possa ser considerado antigo, a sua idade de fabricação precisa ser maior do que 25 anos. Muitos carros são considerados como itens de colecionadores, e por isso, podem ser conhecidos e chamados de Placa Preta.

Para que essa nomenclatura possa ser atribuída ao carro antigo, o veículo precisa ter, pelo menos, 80% de originalidade em suas peças.

Existem alguns locais que fazem vistorias desses carros e emitem certificados para comprovar se o veículo pode ser chamado de Placa Preta ou não.

Essas vistorias geralmente são feitas em datas marcadas onde os donos dos carros solicitam através de um termo que precisa ser entregue alguns dias antes para que a vistoria possa ser realizada.

O que acontece quando os donos morrem?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que acontece com os carros antigos assim que o proprietário morre. Nesses casos, é muito comum que a família não queira se desfazer do veículo por conta de sua história e valor sentimental, e preferem guardá-lo para que seu estado de conservação seja mantido.

Fusca da Retornar: carros antigos
Fusca da Retornar

Essa é uma excelente forma de respeitar o antigo dono do carro que possuía uma paixão por carros antigos e admiração pela relíquia que possuía, além de ser uma maneira de lembrar do ente querido.

Os carros antigos podem ser restaurados?

Existem muitos casos que podem levar à restauração de carros antigos, para que ele volte ao seu estado de 0 km ou então para diminuir, ou até mesmo apagar, algumas marcas que foram deixadas com o tempo.

Hoje em dia existem oficinas e profissionais que são especialistas na restauração de carros antigos, que recebem esses veículos para realizar novas pinturas ou fazer alguns reparos, por exemplo.

O estado de conservação pode ser o mais variado possível, alguns deles precisam apenas retocar a pintura, retirar alguns amassados e reparar a lataria. Outros, precisam de uma atenção maior no quesito restauração.

Essas restaurações mais detalhadas que são feitas em carros antigos podem chegar até o valor de oito mil reais, dependendo do caso.

Carros antigos: ford galaxie
Ford Galaxie da Retornar

Esse custo é alto porque alguns deles precisam de peças específicas, de grades cromadas e outros materiais mais difíceis de serem encontrados no mercado. Além disso, o preço varia de acordo com o ano do veículo, do modelo e da restauração que precisa ser feita.

Mesmo sendo um valor considerado alto, para muitas pessoas que possuem paixão por carros antigos, essa restauração ou reparo é feita como forma de investimento do seu bem, principalmente para que a admiração cresça ainda mais.

Como explicar a paixão por carros antigos?

Muitas pessoas podem dizer que a paixão por carros antigos pode ser justificada pelo modelo, velocidade, técnica, ronco do motor, adrenalina ou até pela lembrança de uma pessoa especial e de momentos inesquecíveis.

O fato é que muitas pessoas passam a investir em suas paixões por carros antigos como uma maneira de viver aquele momento e sentir todas as boas sensações que ele pode trazer.

Justamente por isso, quando o assunto é carros antigos, não basta apenas olhar ou admirar, mas sim trabalhar e se esforçar para adquirir o seu próprio, e a partir disso, se inserir no mundo do antigomobilismo.

Esse Opala Especial pode ser seu!

Compre o seu e-book!

Artigos relacionados
Carros

Qual a melhor geração do Toyota Corolla no Brasil?

3 Mins de leitura
Conheça as características das diferentes gerações, desde a G1 até a inovação da G5 com sua versão híbrida.
Carros

Jeep ou Jipe? Qual o nome correto?

2 Mins de leitura
Entenda a diferença entre “jeep” e “jipe” e como esses termos são usados no Brasil e no mundo. Descubra quais veículos se enquadram em cada categoria e a origem histórica desses termos.
Carros

Como Fazer um Motorhome Kombi: Guia Para Iniciantes

3 Mins de leitura
Transforme sua Kombi em um motorhome personalizado e legalizado. Saiba como fazer motorhome Kombi e desfrute de viagens únicas com conforto e segurança.