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Motos

Anos 70: conheça as motos clássicas desta década

Os anos 70 foi um período de excesso, e em nenhum lugar isso foi mais evidente do que no mundo das motocicletas.

O excesso se manifestava de duas maneiras: aceleração e desempenho, ambos turboalimentados com nitro-combustíveis.

Assim sendo, a aceleração veio da capacidade de ativar as motos, de maneira mais rápida, usando injeções de nitro-combustível, enquanto o desempenho veio do uso de motores e rodas maiores, e velocidades máximas mais altas.

As melhores motocicletas clássicas dos anos 70 são uma combinação de desempenho, excesso de velocidade e estilo. Muitos fabricantes produziram alguns de seus modelos mais emblemáticos nestes anos.

No texto a seguir, damos uma olhada detalhada no motivo destas serem as melhores motos desse período.

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Suzuki T500 Titanium

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Suzuki-T500 (crédito de imagem: Motorcycle Classics)

A Suzuki T500 Titanium de 1971 é um clássico dos anos 70 que tira seu nome de sua estrutura feita de titânio.

Embora este seja um material forte para a configuração da motocicleta, a T500 tinha que ser leve, pois era também uma motocicleta muito pequena com uma altura baixa de assento.

Desse modo, essa motocicleta pequena tirou seu motor do TC500 anterior, um veículo duplo refrigerado a água com um único carburador, e em dois tempos, mas que teve suas cabeças de cilindro trocadas por uma configuração de oito válvulas.

Os cabeçotes foram realmente emprestados do Suzuki GS 750, um motor de quatro tempos maior. O T500 também tem uma das notas de escape mais bonitas de toda a história.

Kawasaki Z1

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Kawasaki Z1 (crédito de imagem: Bike review)

A Kawasaki Z1 de 1972 é, talvez, a motocicleta clássica mais icônica dos anos 70.

É um dos veículos de estrada Kawasaki mais vendidos de todos os tempos, e estabeleceu o modelo para a moto esportiva dos tempos modernos.

Foi uma das primeiras motocicletas a usar refrigeração líquida, assim como um dos raros modelos que podem ser pilotados o ano inteiro.

Ela também tem um visual distinto, com uma carenagem frontal que é baixa, elegante e angular.

Dessa forma, a carenagem promove uma série de proteções: para o motociclista, em relação às partes quentes do motor; mantém seguro o próprio motor; e promove uma maior segurança em relação ao impacto do vento.

A Z1 também tem um pneu dianteiro grande, o que era incomum na época; a borracha extra proporciona estabilidade e aderência.

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Honda CSP-175 e CM 200

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Honda CM200T (crédito de imagem: Pinterest)

Os modelos CSP-175 e o CM 200 representam as primeiras motocicletas a usar freios a disco como padrão nos anos 70.

Estes são importantes por esses freios serem mais eficientes do que os freios a tambor, portanto, utilizam menos energia com melhor potência de parada.

Por exemplo, elas podem trabalhar bem com chuva forte, enquanto os freios a tambor oferecem um desempenho menor.

A CSP-175 era uma moto esportiva de 175 cc, enquanto a CM 200 era um modelo mais amigável para passeios.

Dessa maneira, ambas usavam freios a disco e um pneu dianteiro relativamente grande de 19 polegadas, tornando fácil os seus manuseios.

A CSP-175 também foi uma das primeiras motocicletas a ter um velocímetro digital, e teve partida elétrica.

Yamaha TT 500

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Yamaha TT500 (crédito de imagem: Motocross Action Magazine/ Divulgação)

A Yamaha TT 500 de 1974 era uma motocicleta única, de estilo retrô elegante. Ela oferecia uma condução leve, de dois tempos, um assento grande e guidão baixo para maior conforto.

Desse modo, a TT 500 foi a primeira e única Yamaha a utilizar um garfo dianteiro telescópico, um design que permitia ao ciclista ajustar facilmente a suspensão girando um mostrador.

A TT 500 também foi uma das primeiras motocicletas a vir com um quadro cromado. Isso significava que ela permaneceria brilhante e de aparência nova por anos depois de ser construída, uma característica que ainda é popular hoje em dia.

Kawasaki KZ 1000 A6 e B6

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Kawasaki KZ-1000 (crédito de imagem: Mecum)

A Kawasaki KZ 1000 A6 e B6 de 1975 é uma clássica motocicleta de corrida que oferece a vantagem adicional de ser uma bicicleta esportiva rápida.

O modelo A6 tinha um motor em linha de 998 cc, enquanto o modelo B6 tinha um motor de 1100 cc.

Ambos os motores eram alimentados por nitro-combustível, o que acrescentava maior potência. A KZ 1000 era uma motocicleta atraente com uma pintura preta e dourada, jantes douradas e um visual baixo e esportivo.

Seu motor tinha grandes aletas que o ajudavam a se manter refrigerado enquanto era revigorado para altas velocidades.

A KZ 1000 conquistou seu lugar na história como uma das motocicletas mais rápidas já fabricadas. Alcançou uma velocidade máxima de mais de 185 mph, tornando-a a primeira motocicleta japonesa a atingir essa velocidade.

Suzuki TS250 e TS 350

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Suzuki TS-250 (crédito de imagem: Pinterest)

Quando você pensou que os anos 70 não poderia nos surpreender mais, veio os modelos TS250 e TS350 de dois tempos, construídas para a estrada.

A TS250 era uma motocicleta esportiva e leve, enquanto a TS350 era mais amigável ao turista.

Ambas tinham um único freio a disco e uma baixa altura do assento, tornando-as fáceis de manusear e uma ótima escolha para os novos pilotos.

A TS250 usava um motor de 250 cc, enquanto a TS350 utilizava um motor de 350 cc. O motor maior também tinha uma grande taxa de compressão.

Sendo os dois modelos monocilindros e tinham um projeto de longo curso para manter as vibrações do motociclista.

A TS250 e A TS350 também foram algumas das primeiras motocicletas que vieram com a transmissão Combi-Clutch da Suzuki.

Isso permitiu uma troca de marcha suave sem embreagem, facilitando a condução para os motociclistas iniciantes.

Yamaha RD400

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Yamaha-RD400 (crédito de imagem: Divulgação)

A RD400 é uma motocicleta esportiva clássica construída para a estrada. Na verdade, ela foi tão bem projetada que ainda hoje é popular entre os motociclistas de modelos esportivos clássicos.

A RD400 usava um único freio a disco e tinha um pneu dianteiro grande de 19 polegadas que lhe dava uma excelente direção.

O motor era um duplo a quatro tempos com uma caixa de câmbio, permitindo uma ampla gama de velocidades, o que a tornava um excelente modelo para passeio.

A RD400 também apresentava o primeiro uso de um motor de arranque elétrico pela Yamaha. Isto significava que a moto podia ser posta em marcha rapidamente, mesmo quando estava parada.

A RD400 também foi uma das primeiras motocicletas a oferecer uma caixa de cinco velocidades.

Honda CA77 e CB77 Super Sports

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Honda CA77 (crédito de imagem: RM Sotheby’s)

A CA77 e a CB77 Super Sports são motocicletas clássicas que marcaram os anos 70. Elas foram uma das primeiras Hondas a usar um motor de quatro tempos, projetadas para oferecer a melhor potência, velocidade e facilidade de uso.

Elas também foram uma das primeiras motocicletas Honda a usar um freio a disco, um indicador de mudança (para a caixa de câmbio) e uma proteção de corrente.

Assim sendo, a proteção da corrente significava que esse item não cairia no chão durante uma longa viagem e o indicador de mudança significava que o motociclista poderia selecionar rapidamente a engrenagem sem precisar olhar para baixo na caixa de câmbio.

A CA77 e a CB77 tinham rodas grandes de 17 polegadas e eram acionadas por um motor de 998 cc.

Kawasaki Z 1300A3 e Z 1300B3

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Kawasaki-Z1300 (crédito de imagem: Divulgação)

A Kawasaki Z1300 de 1979 é uma motocicleta de estrada clássica construída para potência e velocidade. Seu motor era de quatro tempos, um projeto mais eficiente que os dois tempos usados por muitas outras motos na época.

Dessa forma, a Z1300 era uma moto rápida, atingindo uma velocidade máxima de mais de 160 mph, o que a tornava o modelo mais rápido da época.

Ela também tinha uma alta capacidade de peso, tornando-a ideal para passeios turísticos.

A Z1300 A3 e a Z1300 B3 eram quase idênticas, a diferença é que a 1300 B3 oferecia um guidão e um tanque de combustível ligeiramente maiores.

Anos 70 dos fortes

Estas foram as melhores motocicletas clássicas dos anos 70.

A década foi uma época fértil em motos velozes e com estilo, de baixa cilindrada. Muitos modelos da época ainda são populares, tanto entre os colecionadores de motocicletas vintage quanto entre os motociclistas modernos.

Se você quiser pilotar uma das melhores motocicletas clássicas dos anos 70, pode facilmente encontrar uma para venda, seja de um vendedor particular ou de uma concessionária de motocicletas clássicas.

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