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Alfa Romeo 2000: história e curiosidades deste modelo executivo/esportivo

A cultura italiana tem grande influência não só no mundo da moda, arquitetura e estilo de vida, mas também no mundo dos automóveis e em como eles são projetados, e o reflexo disso está nos carros projetados pela Alfa Romeo.

As suas linhas de veículos sempre chamaram muito a atenção dos consumidores, não só daqueles que eram apaixonados e entendiam de carros, mas também de todos que tinham a chance de cruzar os olhos com alguns desses nas ruas.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Alfa Romeo 2000, um modelo executivo e esportivo que foi um grande sucesso. Acompanhe a seguir!

Alfa Romeo e a história da marca

Foto da antiga fábrica da Alfa Romeo. Reprodução

No dia 24 de junho, o Alfa Romeo comemora o seu aniversário. No ano de 1910, a Lombarda Fabbrica Automobili (Alfa) nasceu em Milão oficialmente, depois que um italiano resolveu comprá-la de um francês.

No período de mais de um século, a fábrica italiana construiu uma história de sucesso no mercado de automóveis, que foi marcada por altos e baixos, assim como qualquer outra.

Os primeiros problemas aconteceram ainda nos primeiros anos na marca, quando a Primeira Guerra Mundial eclodiu. Então, a empresa teve uma ajuda do Nicola Romeo, um italiano que adicionou o seu sobrenome à marca, em 1920.

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Depois de outros anos de dificuldades, a fábrica passou a ser estatizada no ano de 1933. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela foi bombardeada, e depois do conflito, foi reerguida pela República Italiana.

Alfa Romeo ficou nas mãos do governo até o ano de 1986, quando foi privatizada e comprada pela Fiat. Em 2014, passou a fazer parte do Grupo FCA.

A empresa, desde o momento em que foi fundada, trouxe muito sucesso para o mundo do automobilismo. Em 1930, por exemplo, venceu diversas corridas que eram preparadas pelo Enzo Ferrari, que tempos depois, fundou a sua própria escuderia.

Nino Farina de Alfa Romeo na F1 de 1950. Reprodução

No ano de 1950, o Nino Faria foi o primeiro campeão da Fórmula 1 do mundo dirigindo um Alfa Romeo. Um ano depois, outro título também foi ganho para a marca, pelo Juan Manuel Fangio.

Os modelos produzidos pela Alfa Romeo também possuem história da indústria do turismo e nos ralis. Além disso, também ficou conhecida mundialmente por produzir modelos mais bonitos da história, como o Montreal, Giulia Sprint, o 8c Competizione e o Alfa Romeo 2000.

Fabricação do Alfa Romeo 2000 no Brasil

Feito pela FNM, o Alfa Romeo foi rebatizado como JK 2000. Reprodução

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como os carros da Alfa Romeo passaram a ser fabricados no Brasil. Antes de tudo, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) produzia os caminhões da Alfa Romeo, garantindo o topo do ranking de carros utilitários.

Mas, os administradores da marca passaram a optar pela fabricação de automóveis de luxo, como os veículos mais executivos, esportivos e que tivessem um acabamento refinado, design baseado nos modelos europeus e motores esportivos.

Isso fez com que o nome da empresa tivesse associado diretamente aos carros mais modernos que eram fabricados no Brasil na época.

Mas, o problema estava justamente na fabricação, afinal, a FNM não tinha nenhum tipo de experiência na fabricação de carros de passeio, e todo o maquinário era voltado para a produção de carros que não eram de luxos, como o Alfa Romeo 2000, que tinham design sofisticados.

Material publicitário da época. Reprodução

Com isso, o carro escolhido para ser fabricado tinha que estar dentro da marca italiana, e por isso, o lançamento mais recente foi o escolhido: Alfa Romeo 2000.

Esse modelo foi produzido de 1958 a 1961. Foi mostrado pela primeira vez no Salão de Turim, em 1957. Ele era produzido em dois modelos: Berlina, com 105 cv e Spider, com 115 cv.

Alfa Romeo 2000. Reprodução

Em 1960, mais um modelo chegou à linha, o Sprint. O motor era uma versão mais alargada do que o de 4 cilindros da versão de 1900cc , com 1975cc. A versão Berlina podia levar até três pessoas na frente.

Alfa Romeo 2000 Berlina foi feito pela própria Alfa Romeo, enquanto o Spider foi feito pela Touring, e a versão Sprint foi feita pela Bertone. Sobre a quantidade de cada versão, foram feitos 2814 modelos do Berlina, 704 do Sprint e 3443 do Spider, vendidos no mundo inteiro por conta dos valores elevados.

Alfa Romeo Berlina. Reprodução

Esses eram projetos muito modernos, onde suas características levaram a marca a desenvolver propulsores com desempenhos excelentes, como o motor do Alfa Romeo 2000, que tinha eixos de comando de válvulas no cabeçote, câmbio com 5 velocidades, câmaras de combustão hemisférica e outros detalhes.

Quando falamos sobre a sua carroceria, o Alfa Romeo 2000 também chamava a atenção. Sua identidade visual vinha do Estúdio Bertone, fazendo com que a dianteira desse modelo se tornasse uma grande referência.

Ele tinha faróis ovais, grades dianteiras, para-lamas que tinham destaques sobre o vidro de trás, fazendo com que a visibilidade fosse ainda melhor ao fazer manobras.

Problemas na trajetória do Alfa Romeo 2000 no Brasil

Alfa Romeo teve a sua trajetória dividida em duas passagens pelo Brasil, mas, as duas não foram tão bem-sucedidas como o esperado. Os motivos para esses fracassos são bem amplos e complexos.

Em 1968 foi a primeira passagem da marca no país, onde a fábrica adquiriu a empresa pública FNM, que ficava no Rio de Janeiro, tendo que passar por todo processo de privatização.

Em 1940, quando a fábrica da FNM foi inaugurada, ela não era tão moderna quanto o essencial, tendo que investir em novas instalações e equipamentos. Mas, isso foi um pouco mais difícil por conta da crise do petróleo que estávamos vivendo na época.

Com isso, a matriz que ficava na Itália não pode enviar recursos para o Brasil, onde o mercado interno era apenas uma fração do que é nos dias de hoje.

A consequência disso foi uma fábrica que era pequena e não tão eficiente, fazendo com que o volume das produções fosse baixo. Além disso, durante o processo de montagem de modelos como Alfa Romeo 2000, muitas falhas aconteceram.

Alfa 164, modelo que figurou no Brasil nos anos 90. Divulgação

Em 1986, a fábrica passou a não produzir mais modelos no Brasil, e em 1990, voltou para o mercado nacional como importadora. Essa outra passagem marcou uma era mais comercial, com estratégias de vender os carros da marca Fiat.

Outro problema que surgiu foi que, nessa mesma época, o serviço não foi tão eficiente, fazendo com que alguns veículos ficassem encalhados, e com isso, foram desvalorizados no mercado por outros modelos que eram fabricados na época.

Alfa Romeo 145 faz fãs até hoje, mas não vendeu o suficiente na época. Divulgação

Desde o ano de 2006, a Alfa Romeo saiu do Brasil e nunca mais voltou para esse mercado. Mesmo produzindo modelos de sucesso como o Alfa Romeo 2000, ainda assim os problemas aconteceram.

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