O final do ano de 1988 foi marcado com a chegada de grandes campeões brasileiros, um era nosso piloto Ayrton Senna e outro consagrado campeão das pistas, o Gol GTi.
Realizado seu lançamento no Salão do Automóvel, no Parque Anhembi, a Volkswagen apresentava um grande avanço tecnológico para o mercado automobilístico, o Gol GTi.
O carro que se tornaria paixão nacional quase recebeu outro nome, era para ser Angra em homenagem a cidade no estado do Rio de Janeiro.
A ideia por fim não vingou, a nova estratégia era então unir duas paixões brasileiras: futebol e carro. A VW acabou ao longo dos anos, usando vários nomes de esportes em seus carros. Assim nasceu o Gol, o primeiro injetado que abriu um novo capítulo na indústria automobilística nacional.
“i” minúsculo qual seu significado
Além de ser o lançamento da Volkswagen, o Gol GTi trazia naquele ano a injeção eletrônica, novidade do mercado. O GTi foi o primeiro automóvel nacional a vir equipado com esse componente, por isso ganhou o “i” minúsculo no nome para registrar o feito.
Com o motor 2.0 a gasolina, a injeção trouxe algumas vantagens, como maior facilidade para dar partida, menor consumo de combustível. Além disso, foi o primeiro carro nacional a utilizar antena no teto rosqueável , logo se tornaria uma febre.
O estilo do Quadradinho, dentro e fora
O quadradinho da Volkswagen apresentou por fora um visual exclusivo, com a evidência esportiva, aerofólio na parte traseira, faróis de milha na dianteira e as rodas de seu “irmão” Gol GTS.
Por dentro o acabamento em tons escuros, dava o tom ainda mais esportivo,com volante em couro e bancos Recaro com encostos de cabeça vazados.
O principal diferencial do GTi é seu motor 2.0 a gasolina, de 8 válvulas, que rende 120 cavalos. A velocidade máxima do Gol GTi era de 185 km/h, e o hatch acelerava de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Outro avanço que o quadradinho apresentou foram os freios a disco ventilados na frente.
Além das revoluções computadorizadas, foram adicionadas ao motor do Gol GTi várias mudanças mecânicas. Na época, a Volkswagen adotou um esquema de assistência técnica com plantão de 24 horas, via telefone exclusivo.
Curiosidade dos campeões
O quadradinho da Volkswagen ainda está na memória dos brasileiros, mesmo após 33 anos de seu lançamento, é um dos carros que está no imaginário de muita gente.
Mas como um bom campeão, fez sucesso ao lado de outras grandes estrelas, como o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna. O Rei da Chuva também teve seu Gol GTi. No entanto, esse encontro de campeões, não foi fácil de acontecer.
Para presentear o piloto brasileiro, que havia ganhado recentemente seu primeiro título mundial na F1, o Banco Nacional, seu patrocinador quis presenteá-lo com o carro do ano.
Enquanto era preparado o Gol GTi que pertenceria a Senna, um incidente ocorreu com o exemplar. Uma queda do elevador da oficina, deu perda total no veículo. Assim a Volks, teve que separar outra unidade, que foi entregue apenas em 1989, cerca de um ano depois do previsto.
Gol GTi Retornar
O Gol GTi da Retornar é ano 1989, na cor azul com pintura impecável. Vem ainda com as famosas rodas Aro 14 Pingo D’água.
Também tem o motor 2.0 injetado, o tradicional volante 4 bolas, vidros elétricos e bancos Recaro, da tapeçaria alemã.
Entre vários outros detalhes que fazem dele um grande campeão.
Por que participar dos Sorteios da Retornar?
Há 7 anos a Retornar promove ações de amor ao próximo por todo o Brasil, ajudando aqueles que mais precisam. Nosso propósito é criar uma corrente de amor que transforma vidas.
Já são inúmeros ganhadores espalhados pelo país, que acreditaram e contribuíram com esse propósito de servir e amar uns aos outros.