Se você é um entusiasta de carros esportivos e está procurando por informações sobre o Miura Brasileiro, você veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar a história fascinante da marca de automóveis Miura, que foi uma das pioneiras na produção de carros esportivos no Brasil. Vamos descobrir como a marca surgiu, quais modelos produziu e qual foi o seu legado no cenário automobilístico nacional.
A História da Miura: Uma Marca Brasileira de Prestígio
A Miura foi uma marca de automóveis esportivos criada por Aldo Besson e Itelmar Gobbi em 1976, no Rio Grande do Sul. Inspirada no nome do lendário modelo da Lamborghini, o Miura, a marca brasileira rapidamente se tornou sinônimo de luxo e performance no mercado nacional.
Os Modelos de Carros da Miura
A marca produziu vários modelos de carros com carrocerias de fibra de vidro, chassi tubular e mecânica Volkswagen. Seu primeiro carro, o Miura Sport, era um veículo arrojado e luxuoso, equipado com ar-condicionado, rádio AM/FM, TV embutida no painel, frigobar, entre outros itens de conforto. O sucesso foi imediato, com mais de 100 pedidos antes mesmo da produção em série começar.
Além do Sport, a Miura também fabricou modelos conversíveis, como o Spider e o Kabrio, e modelos mais esportivos, como o 787, que apresentava um motor VW AP 1800 e podia atingir a impressionante marca de 200 km/h.
Inovações e Reconhecimento
A Miura foi uma das primeiras fabricantes brasileiras a apresentar o sistema de freios ABS, em 1990, no modelo X11, que tinha um design inspirado no Lamborghini Countach. Além disso, a marca participou de competições automobilísticas, como o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, em 1987, com o modelo 787, pilotado por Paulo Gomes e Jorge Freitas.
O Legado da Miura no Mercado Automobilístico Brasileiro
Ao longo de sua história, a Miura produziu cerca de 3.500 carros, consolidando sua posição como uma das principais fabricantes de carros esportivos do Brasil. O Kabrio, por exemplo, foi o mais raro dos modelos, com apenas 14 unidades produzidas entre 1984 e 1985.
Preços e Valor de Mercado
O preço dos carros da marca variava de acordo com o modelo, o ano e a versão. Em 1977, o Miura Sport custava cerca de Cr$ 1,2 milhão, enquanto o Kabrio tinha um preço de Cr$ 3,5 milhões em 1984. Já a Picape, último modelo da marca, tinha um preço médio de R$ 42.059 em 2020, segundo a tabela FIPE.
Curiosidades e Fatos Interessantes
- A marca foi a primeira fabricante brasileira a oferecer um carro com TV embutida no painel, o Saga, lançado em 1984.
- A marca teve uma breve passagem pelo mercado norte-americano, em 1985, exportando alguns modelos para a Califórnia, onde foram vendidos por cerca de US$ 25 mil cada.
Conclusão
A Miura foi muito mais do que apenas um carro esportivo. Ele representou a paixão e a dedicação de seus criadores em oferecer um produto de qualidade e performance excepcionais para os entusiastas de automóveis. Mesmo após o fim da produção em série, o legado da marca vive na memória dos fãs de carros esportivos brasileiros, que reconhecem a marca como um ícone do mercado nacional.
É muito top o esportivo brasileiro eu tenho um Miúra Top Sport ano 90 estou reformando carro belíssimo completo na categoria de um carro popular no tempo de hoje são poucos modelos no mundo inteiro ter um carro completo como ele 🤑💸🥰
É realmente um carro incrível e bastante exclusivo. Completamente à frente de seu tempo, ainda hoje poucos modelos podem se comparar em termos de beleza e completude. Parabéns pela escolha! 🤩😎