O mercado automotivo é altamente competitivo e dinâmico, com várias marcas tentando conquistar espaço. Atualmente, a variedade de modelos e versões é enorme e, ao contrário do passado, identificar a marca de um veículo não é mais uma tarefa fácil.
Algumas marcas já se estabeleceram no Brasil com sucesso através de modelos clássicos como o Toyota Corolla, Honda Civic, Chevrolet Vectra e o Ford Fusion. No entanto, outras montadoras tiveram uma carreira curta no mercado nacional com seus respectivos sedans. Vamos relembrar alguns exemplos!
Ford Taurus
A Ford trouxe o Taurus, um dos sedans que foi um grande sucesso nos Estados Unidos entre 1985 e 2019. Aqui, a montadora tentou competir com o Omega, da Chevrolet, importando assim o modelo nos anos 90 e conquistando bons números de venda na época. No entanto, hoje em dia é difícil encontrar um Taurus nas ruas brasileiras.
Daweoo Espero
A Daewoo, no entanto, apresentou o Espero nos anos 90. O modelo era competente para brigar entre os concorrentes nacionais e foi um dos importados mais vendidos. No entanto, a aventura da montadora coreana durou apenas quatro anos, devido a um endividamento que acarretou no fim das atividades da Daewoo no mundo todo.
Peugeot 405
Já a Peugeot, fabricante francesa, trouxe o 405 para o mercado brasileiro em 1993. O sedã médio era produzido na fábrica da marca em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, e tinha como principal concorrente o VW Santana. Durante os anos em que esteve em produção, o Peugeot 405 foi um dos carros mais vendidos em seu segmento, até sair de linha em 1997.
Camisetas Retornar – Muscle Car
R$ 89,90 + 10%OFF na 1ª compra!
Geely EC7
Por fim, a Geely é uma montadora chinesa que chegou ao Brasil através do grupo da Kia, oferecendo o compacto GC2 e o sedan EC7. O EC7 estreou em 2014 com uma série de opcionais que poderiam ter contribuído para uma carreira mais longa, mas infelizmente a Geely deixou o mercado brasileiro apenas dois anos depois.
Concluindo
Em resumo, o mercado de sedans é altamente competitivo e as montadoras precisam estar sempre inovando para se manterem relevantes. Enquanto algumas marcas conseguiram estabelecer uma presença forte no mercado brasileiro com seus modelos clássicos, outras tiveram uma passagem curta devido a vários fatores, como falta de recursos ou estratégias de marketing inadequadas. Independentemente do motivo, é importante lembrar desses modelos que já fizeram parte da história automotiva brasileira e contribuíram para a evolução do mercado de sedans no país. E quem sabe, alguns desses modelos podem até mesmo se tornar objetos de desejo para colecionadores no futuro.
Você com o Carro dos Sonhos!
Compre o seu e-book e PARTICIPE!