O Fusca é um carro icônico que conquistou uma legião de fãs no Brasil desde seu lançamento em 1959. Ao longo dos anos, a Volkswagen lançou diversas versões com características únicas que atraíram colecionadores e admiradores do carro. Neste artigo, destacaremos algumas das versões mais marcantes do Fusca.
Fusca com vidros traseiros bipartidos
Entre os anos de 1950 e 1960, os fabricantes de carros produziram Fuscas com janelas traseiras divididas, que conferiam a esses veículos um aspecto único e distintivo. Essas janelas consistiam em duas partes separadas por uma moldura central. Embora fossem comuns naquela época, hoje em dia, os Fuscas com janelas traseiras divididas são considerados raros, já que a maioria dos modelos foi substituída por unidades com janelas inteiriças. Colecionadores e entusiastas do Fusca valorizam esses modelos como verdadeiras relíquias da história automotiva. É importante destacar que algumas unidades bem conservadas podem alcançar preços elevados em leilões e vendas especializadas.
O Fusca mais simples de todos
O Fusca Pé de Boi, foi uma versão muito mais simples do famoso carro da Volkswagen produzido no Brasil a partir de 1965. Após uma liberação de créditos especial para carros de preços baixíssimos, a VW fez um Fusca com o suficiente para rodar dentro da lei.
Sem regulagem de bancos, mostradores, frisos, cromados, emblemas, tampa do porta-luvas e absolutamente nada que remetesse a conforto. Durou apenas um ano no mercado.
Fusca 1600 S, o Bizorrão
O Fusca 1600 S, popularmente conhecido como “Bizorrão“, foi uma versão esportiva produzida entre 1970 e 1976. Esse modelo apresentava um motor de 1600 cc e uma série de melhorias mecânicas e estéticas em relação ao Fusca convencional. O “Bizorrão” também contava com freios a disco nas rodas dianteiras, suspensão reforçada, volante esportivo, e painel com conta-giros. Apesar de ser relativamente raro, o Fusca 1600 S é muito valorizado por colecionadores e entusiastas do carro, graças ao seu desempenho esportivo e design único.
Fusca Itamar
Entre 1993 e 1996, foi produzido o Fusca “Itamar”, com algumas diferenças em relação ao modelo convencional, como a grade dianteira de entrada de ar para a cabine e o para-choque traseiro. Essa versão foi lançada durante o governo do presidente Itamar Franco, que incentivou a produção do carro no Brasil. O Fusca “Itamar” é lembrado como uma das versões mais charmosas do Fusca.
Fusca Série Ouro
Em 1996, a Volkswagen lançou o Fusca “Série Ouro” para comemorar os 50 anos do Fusca no Brasil. Essa versão possuía acabamento diferenciado, bancos em couro e um motor mais potente. O Fusca “Série Ouro” é lembrado como uma das versões mais luxuosas e sofisticadas do carro.
Em conclusão, as diferentes versões do Fusca lançadas ao longo dos anos possuem características únicas que atraem a atenção de colecionadores e admiradores do carro. Se você é um fã do Fusca, certamente deve conhecer algumas dessas versões que marcaram a história do carro no Brasil.
Sempre tive fusca! O primeiro que comprei foi em 1960, um 65 verde motor 1200 com poucos quilômetros rodados! Tive muitos outros!
Oie, tudo bem?
Somos suspeitos a falar sobre o carro mais queridinho do Brasil. ?
A grande maioria das pessoas possuem lembranças maravilhosas com um Fusquinha. Nós amamos! ✨???