fbpx
Carros

Conheça as versões mais marcantes do Fusca: um ícone automotivo brasileiro

O Fusca é um carro icônico que conquistou uma legião de fãs no Brasil desde seu lançamento em 1959. Ao longo dos anos, a Volkswagen lançou diversas versões com características únicas que atraíram colecionadores e admiradores do carro. Neste artigo, destacaremos algumas das versões mais marcantes do Fusca.

Fusca com vidros traseiros bipartidos

Fusca com vidros bipartidos
Fusca com vidros bipartidos. Eu amo Fusca

Entre os anos de 1950 e 1960, os fabricantes de carros produziram Fuscas com janelas traseiras divididas, que conferiam a esses veículos um aspecto único e distintivo. Essas janelas consistiam em duas partes separadas por uma moldura central. Embora fossem comuns naquela época, hoje em dia, os Fuscas com janelas traseiras divididas são considerados raros, já que a maioria dos modelos foi substituída por unidades com janelas inteiriças. Colecionadores e entusiastas do Fusca valorizam esses modelos como verdadeiras relíquias da história automotiva. É importante destacar que algumas unidades bem conservadas podem alcançar preços elevados em leilões e vendas especializadas.

O Fusca mais simples de todos

Fusca Interna Pé de Boi
Interna do Fusca Pé de Boi. Quatro Rodas

O Fusca Pé de Boi, foi uma versão muito mais simples do famoso carro da Volkswagen produzido no Brasil a partir de 1965. Após uma liberação de créditos especial para carros de preços baixíssimos, a VW fez um Fusca com o suficiente para rodar dentro da lei.
Sem regulagem de bancos, mostradores, frisos, cromados, emblemas, tampa do porta-luvas e absolutamente nada que remetesse a conforto. Durou apenas um ano no mercado.

Fusca 1600 S, o Bizorrão

O Fusca 1600 S, popularmente conhecido como “Bizorrão“, foi uma versão esportiva produzida entre 1970 e 1976. Esse modelo apresentava um motor de 1600 cc e uma série de melhorias mecânicas e estéticas em relação ao Fusca convencional. O “Bizorrão” também contava com freios a disco nas rodas dianteiras, suspensão reforçada, volante esportivo, e painel com conta-giros. Apesar de ser relativamente raro, o Fusca 1600 S é muito valorizado por colecionadores e entusiastas do carro, graças ao seu desempenho esportivo e design único.

Fusca Itamar

Entre 1993 e 1996, foi produzido o Fusca “Itamar”, com algumas diferenças em relação ao modelo convencional, como a grade dianteira de entrada de ar para a cabine e o para-choque traseiro. Essa versão foi lançada durante o governo do presidente Itamar Franco, que incentivou a produção do carro no Brasil. O Fusca “Itamar” é lembrado como uma das versões mais charmosas do Fusca.

Fusca Itamar
Fusca Itamar. The Garage

Fusca Série Ouro

FUSCA SERIE OURO
Interna sofisticada do Fusca Série Ouro. Picelli Leilões.

Em 1996, a Volkswagen lançou o Fusca “Série Ouro” para comemorar os 50 anos do Fusca no Brasil. Essa versão possuía acabamento diferenciado, bancos em couro e um motor mais potente. O Fusca “Série Ouro” é lembrado como uma das versões mais luxuosas e sofisticadas do carro.

Em conclusão, as diferentes versões do Fusca lançadas ao longo dos anos possuem características únicas que atraem a atenção de colecionadores e admiradores do carro. Se você é um fã do Fusca, certamente deve conhecer algumas dessas versões que marcaram a história do carro no Brasil.

shelby cobra
Artigos relacionados
Ganhadores da Retornar

Quem Ganhou o Fusca Turbo da Retornar?

1 Mins de leitura
O sorteio foi realizado no concurso da Loteria Federal 5914, em 30/10/2024. O número sorteado foi 797547 e, após a aplicação da regra de aproximação superior prevista no regulamento, o número contemplado foi 797548. Como…
Carros

Fusca Itamar: Um Marco Histórico

4 Mins de leitura
Descubra como o Fusca que retornou em 1993 por Itamar Franco, revitalizou a economia brasileira com atualizações modernas e um legado inesquecível na história automotiva.
Carros

Fases do Fusca: Da Era Clássica ao Beetle Moderno

3 Mins de leitura
Saiba tudo sobre as fases do Fusca, do design original às versões modernas do Beetle.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *