fbpx
Carros

Opala: será que você conhece mesmo?

O Chevrolet Opala foi – e ainda é, uma das maiores lendas da indústria automotiva brasileira. Marcou época e gerações, por isso, até hoje tem fãs e admiradores de todas as idades em todo o Brasil. Vamos conhecer um pouco mais da história desse fenômeno!

Opel Rekord
Opel Rekord, provável precursor do Opala. Motor Show

O Opala foi o primeiro veículo de passeio produzido pela General Motors do Brasil, antes especializada apenas em caminhões em nosso país. O lançamento foi durante uma edição do Salão do Automóvel em São Paulo, em 1968, após dois anos de testes. O projeto brasileiro foi baseado em dois modelos que já eram comercializados no exterior: a carroceria foi inspirada no alemão Opel Rekord, enquanto o conjunto mecânico e todo o estilo do carro, o Chevrolet Impala (Estados Unidos), daí o nome Opala (Opel + Impala).

Versões

Opala SS 73
Opala SS 1973. Autoesporte

Ao todo, durante a produção do modelo, o Opala esteve disponível em 7 versões: Standard/Especial (De entrada), Luxo, Gran Luxo, SS, Caravan (Perua), Comodoro e Diplomata. A versão SS, produzida a partir de 1971, ganhou destaque na época pela esportividade, desde o acabamento e acessórios, à potência e desempenho, chegando até 170 km/h em apenas 12 segundos. 

Opala Comodoro da Retornar
Opala Comodoro da Retornar

Além do SS, o Comodoro também figura entre os favoritos dos apaixonados pelo sedã brasileiro. Essa versão substituiu o Gran Luxo na linha de produção a partir de 1978 e assim permaneceu durante 10 anos, até a aposentadoria do veterano em 1988. 

Opala da década de 80
Opala em suas últimas versões da década de 80. Prime Veículos

Entre as opções de quatro e seis cilindros no motor, transmissão manual ou automática e até a carroceria com duas ou quatro portas, incluindo a perua, o Opala reinou mais de 20 anos sem passar por grandes mudanças no projeto original, mantendo a mesma linha e autenticidade que o consagraram. Após mais de um milhão de unidades vendidas, a Chevrolet encerrou a produção do Opala em 1992, dando lugar ao Omega, outro projeto da Opel. 

Mais curiosidades

Opala na Stock Car. AutoVideos

O Opala foi carro oficial em diversos estados e corporações do Brasil, utilizado como viatura da Polícia Civil e Militar (Corpo de Bombeiros e Ambulância), por exemplo. Chegou a ser o Carro Oficial da Presidência da República, inclusive. 

Também foi frota de táxi, além do enorme sucesso na Stock Car, sendo usado como modelo exclusivo para todas as equipes da competição. 

SORTEIO LDO

Esse Clássico pode ser seu!

Compre o seu e-book!

Artigos relacionados
Ganhadores da Retornar

Quem Ganhou o Troller T4 Prata da Retornar?

1 Mins de leitura
A Promoção “Retornar: Você em Qualquer Terreno” já tem um ganhador confirmado: Eduardo Tadao Ito! O sorteio foi realizado no concurso da Loteria Federal 5918, em 13/11/2024. O número sorteado foi 744962 e, como não…
Carros

Qual Foi o Primeiro Carro Elétrico? A Evolução dos Carros Elétricos ao Longo do Tempo

5 Mins de leitura
Afinal, qual foi o primeiro carro elétrico da história? A resposta leva a uma jornada fascinante que começou no final do século XIX, quando engenheiros e inventores começaram a experimentar a ideia de veículos movidos…
Promoções

Como Concorrer a um BYD Dolphin em Poucos Cliques

2 Mins de leitura
Conheça o BYD Dolphin, o hatch elétrico da BYD com design inspirado em golfinhos e recursos inteligentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *