“Nascido na trilha, criado no asfalto”, esse era o slogan da marca para definir o Troller T4, criado no final da década de 90 no Ceará. Pois é, se você ainda não sabia dessa: SIM! O Troller é brasileiro! O projeto feito em 1995 por Rogério Farias foi logo vendido para o empresário Mário Araripe em 1997, investindo na expansão da fábrica e linha de produtos, colocando o carro de vez nas ruas.
Apesar de não haver grandes alterações na carroceria durante todos os anos de vida do jipão, as mudanças mecânicas e no restante do conjunto, sempre fizeram parte da carreira do projeto. Entre 1997 e 2001, por exemplo, o Troller era montado com muitas peças do Jeep Cherokee, inclusive os eixos.
Em 2003, buscando melhorar o desempenho urbano do T4, a equipe de desenvolvimento do Troller aprimorou o conforto, acabamento e dirigibilidade do carro. As principais mudanças foram na caixa de direção, que foi melhor dimensionada no conjunto. O resultado foi tão bão, neste caso, que permaneceu assim até 2014.
Um dos grandes momentos da história da marca foi em 2007, quando a Ford comprou a Troller. Após algumas polêmicas sobre a investida da marca americana, em 2009, dois anos depois da oficialização da compra, os gringos colocaram a “mão na massa” já apresentando um facelift na carroceria do jipe, atualizando o visual na parte dianteira. Além disso, a cabine também ganhou cara nova, com a modernização do painel. Nessa época, o conjunto passou a receber componentes das linhas Fiesta e Ecosport, carros da Ford, naturalmente, e assim foi até 2012, aproximadamente.
Após 28 anos de aventuras na lama e no asfalto, em janeiro de 2021, com o anúncio do encerramento das atividades da Ford no Brasil, onde tinha três fábricas em funcionamento, incluindo a da Troller do Ceará, veio também o fim do jipe brasileiro.
Camiseta Life is Better
R$ 135,90 -33% OFF
R$ 89,90
Premiações
O começo da carreira do Troller foi fenomenal, principalmente no terreno fora de estrada, competindo nas provas de Rally do Brasil e no mundo. Entre diversos títulos e participações, alguns foram destaques. No ano 2000, o T4 foi campeão do Rally dos Sertões e campeão brasileiro geral de Rally Cross Country, ainda conquistou o 4º lugar no Paris-Dakar, na categoria novatos. Em 2001, o Troller foi campeão mundial de rally na categoria T3.2 Diesel.
Modelos e motorização
RF (Modelos 1999 a 2001 e 2003 Série Especial)
Motor Volkswagen AP 2.0 gasolina de 114 cv
T4 (Modelos 2001 a 2005)
Motor MWM 2.8 diesel de 132 cv
T4 (Modelos 2006 a 2012)
Motor International NGD 3.0 diesel eletrônico de 163 cv
T4 (Modelos 2013 a 2014)
Snorkel de série em todos os modelos, fim de 2014 são instalados de série para-choques de trilha na cor cinza.
Motor MWM-International TGV 3.2 diesel de 165 cv
Novo T4 (Modelo 2015)
Todo o jipe foi re-estilizado, ganhou ar-condicionado digital, câmbio 6 marchas, motor 3.2 de 5 cilindros.
Motor Ford Duratorq 3.2 diesel 5 Cilindros de 200 cv
O destino do T4 da Retornar!
O Troller T4 da Retornar já tem um novo destino: Araçoiaba da Serra-SP. Ele vai para a casa do ganhador George Tada!
Veja a reação dele!