Os sedans esportivos têm um lugar garantido no coração do consumidor brasileiro. Uma era que se iniciou lá atrás com o Maverick, o Opala, o americanizado Dodge Charger e até o Corcel, atravessou eras até chegar no Vectra, Ômega e mais recentemente no Corolla e no Civic.
É claro que a lista é extensa, mas para quem gosta de um sedã esportivo, pode acabar ficando em dúvida sobre quais os modelos mais recentes que fizeram sucesso e quais as versões mais interessantes de cada um.
BMW 320i
Muito se engana quem acha que a BMW é uma marca de carros importados. O 320i é produzido no Brasil, mais precisamente em Santa Catarina. Esse modelo é descrito na maioria das vezes como sedan esportivo premium. Sua versão mais buscada sem dúvidas é a M Sport, que carrega um pacote estético bem esportivo com recursos de alta tecnologia.
O que tem dentro do cofre desse carro? O BMW 320i conta com um 4 Cilindros 2.0 turbo que gera 184cv, tanto no etanol quanto na gasolina.
Honda Civic
Apesar da Honda ter dado uma pausa nas vendas do Civic desde 2020, ainda é um modelo muito buscado. Enquanto o novo Civic (que já conhecemos por foto) não chega por aqui, podemos portanto separar a versão Touring Turbo das demais.
Nessa versão, o propulsor é um motor de apenas 1496 cc. Contudo, a versão conta com um turbo compressor que faz com que o Civic atinja 173 cv, mais do que as outras versões que contam com um 2.0 de 150cv na gasolina. E como todo brasileiro médio que tem um carro na garagem, a versão turbinada consome menos.
Toyota Corolla
O rival mortal do Honda Civic também tem algumas versões esportivas que prometem apagar qualquer ideia de “carro de vovô”. Dessa forma, a Toyota preparou o Toyota Corolla GR-S para mostrar que a esportividade também está presente em um dos sedans mais vendidos da história.
Primeiramente, é necessário explicar que GR significa Gazoo Racing. Esse nome, por sua vez, se trata da divisão esportiva da Toyota, que é responsável por cuidar dos carros de competição da marca. Assim, sabemos que o Corolla GR-S com certeza é empolgante e vai trazer essa pegada esportiva no visual.
No etanol, o 2.0 aspirado gera 177cv e sua transmissão tem modo Sport, com 10 marchas simuladas, podendo sim se enquadrar como um sedan esportivo.
Chevrolet Cruze
A Chevrolet confiou no Cruze para seguir o legado do Opala e do Vectra, contudo, talvez não seja a mais empolgante. Com foco quase que totalmente no conforto, a esportividade do Cruze não ficou tão evidente.
Dessa forma, o modelo da Chevrolet conta com um motor 1.4 turbo de 153cv no etanol em todas as suas versões. Sendo assim, a versão top de linha é a Premier, que chama atenção principalmente pela conectividade.
Volkswagen Jetta
Esse rouba a cena e desde que chegou no Brasil. O Jetta coleciona Fãs até hoje, e em sua versão mais esportiva que é importada, entrega potência de tirar o fôlego.
Dessa forma, na versão GLI, o Jetta é um dos mais fortes do segmento, contando com câmbio esportivo de dupla embreagem. Seu motor 2.0 TSi tem o auxílio de um turbo compressor que faz com que o conjunto atinja incríveis 230cv, deixando até a BMW 320i pra trás.
Além do motor, o Jetta GLI é um sedan esportivo que tem uma proposta de design que faz parecer que e carro seja mais baixo do que é, e suas sutis linhas vermelhas – que também aparecem internamente – dão uma ideia de esportividade sem perder a classe.
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!