Hoje em dia, fica cada vez mais comum ver modelos chamados de utilitários ou de SUV nas concessionárias, mas poucas pessoas sabem que seria impossível ter esse tipo de carro à disposição se não fosse pelo Rural Willys!
Criado um pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, esse modelo permitiu à empresa Willys-Overland Company dar um destino à estrutura usada por ela para atender aos soldados em seu deslocamento.
No entanto, é claro que nem a empresa nem os idealizadores da Rural Willys imaginaram que, 60 anos depois, ainda haveria veículos pensados a partir dela ela fazendo sucesso, apenas com a adição de mais tecnologia.
Logo no ano seguinte ao fim da guerra, a empresa não perdeu tempo e colocou à disposição dos compradores a primeira versão dessa espécie de perua, que passou a ser cobiçada pelas famílias brasileiras por causa de todo o espaço para levar pessoas e, claro, transportar o que fosse preciso.
Aprenda agora um pouco mais sobre essa perua, que não é chamada de rainha dos utilitários à toa!
De onde surgiu a ideia de criar a Rural Willys?
Até acabar a Segunda Guerra Mundial, a empresa se dedicava a oferecer seus modelos de Jeep para que soldados pudessem ser transportados. A cada veículo, era possível colocar três pessoas e, em 1946, quando o embate acabou, era preciso dar uma finalidade à carroceria.
Foi quando a Willys-Overland Company teve uma ideia inovadora e que ia colocá-la como uma concorrente direta de um dos veículos mais famosos: a Kombi.
Naquela época, o mais comum era que as peruas fossem montadas usando a estrutura de um sedã, que era um carro longo e que proporcionava a possibilidade de acomodar bastante gente, como era mesmo o objetivo.
Pensando em tudo isso, a Rural Willys é inovadora: em vez de a sua estrutura ser em um sedã, é em um Jeep, que é um veículo menor, porém muito mais bruto.
Porém, para que a parte visual continuasse agradando aos consumidores, que tinham o estilo amadeirado muito gritante em seu gosto, a empresa usou revestimento com esse efeito.
Tração 4×4 vem desde esse modelo baseado no Jeep
Atualmente, é claro que as pessoas que gostam de viajar ou que desejam veículos mais potentes, mesmo para andar na cidade, querem a famosa tração 4×4.
No entanto, o que nem todos sabem é que esse recurso já vem justamente da Rural Willys, que tinha esse tipo de tração em suas rodas.
Porém, não eram apenas essas as características técnicas que faziam com que essa perua fosse muito bem avaliada: com o tempo, houve melhoria no seu sistema de marchas, sem contar que ela chegou a ter potência de 140 cavalos, fazendo dela um utilitário de boa potência, ao menos em teoria.
Qual é a relação entre o Rural Willys e o SUV?
Uma vez que o SUV é uma versão esportiva dos utilitários e a Rural Willys é a rainha dos utilitários, fica fácil imaginar a sua relação, não é?
Quando se fala em SUV, fala-se em um utilitário que tem um apelo esportivo, ou seja, ele é mais urbano e perfeito para quem quer rodar pelas estradas.
Ao mesmo tempo, ele não serve somente para transportar pessoas, os SUVs são boas indicações para longas viagens com muitas malas.
Ao colocar um SUV de hoje em dia ao lado de qualquer imagem da Rural Willys, dá para perceber que ambos têm alguns pontos em comum, como a suspensão elevada e o espaço interno.
Todos os que conhecem carros concordam que, se não fosse a ideia da Willys- Overland Company de criar uma perua com a estrutura de um Jeep em vez de sedã, seria pouco provável que houvesse SUVs atualmente.
Basta pensar que o Rural Willys conseguia carregar nada menos que 500 kg e que o Jeep fazia parte de operações militares, sendo usado para variados tipos de transportes.