O nome Corsa é italiano e quer dizer corrida, em tradução literal, algo que combina bastante com um dos modelos de carros clássicos mais interessantes que já passaram pelo território brasileiro.
Contudo, uma curiosidade interessante é de que o Corsa não foi chamado por esse mesmo nome em outros lugares em que foi lançado, como é o caso da Austrália, onde o automóvel se chamava Barina.
A Barina, inclusive, teve uma versão cabrio lançada, chamada de Barina Cabrio, um modelo criado para ser um conversível, mas que se parecia mais como uma versão targa do carro clássico da General Motors.
Podemos, ainda, falar sobre o México, em que Chevy foi o nome escolhido para o possante em sua versão sedan. Sedan esse que, por sua vez, se chamava Sailor, nos Estados Unidos.
Essa distinção de nomes se deve ao fato do carro ser fabricado por diferentes marcas em diferentes países, algo definido a partir da divisão da General Motors, que é a empresa responsável pela produção do mesmo.
Camiseta Racing League
R$ 135,90 -33% OFF
R$ 89,90
Com exceção do Japão, onde o Corsa recebeu o nome de Nova apenas porque a Toyota já possuía um veículo em atividade com o mesmo nome.
Com uma distinção dessa, podemos notar como a história do Chevrolet Corsa é interessante. Continue acompanhando e saiba tudo o que você precisa sobre esse carro marcante.
Conhecendo melhor a história do Chevrolet Corsa
Mesmo chegando no Brasil um bom tempo depois, o Chevrolet Corsa é fabricado em diversos países da Europa desde o ano de 1982. Lançado em três versões, sendo elas as versões A, B e C, o Corsa fez bastante sucesso desde o princípio.
Chevrolet Corsa A
A primeira versão do Chevrolet Corsa ficou conhecida como Corsa A, e foi fabricada até meados de 1993. No entanto, essa versão sequer chegou a vir para o nosso país.
Chevrolet Corsa B
O Corsa B, por sua vez, foi o primeiro a pisar em solo tupiniquim, já no ano de 1994, pouco tempo depois da época em que a versão A saiu de linha definitivamente. Podemos afirmar que o Corsa B foi o modelo de maior sucesso dessa linha.
Ele possui só algumas diferenciações entre uma versão e outra, lançada ao redor do mundo, tendo a maior parte dos seus componentes sendo bem parecidos entre si.
Suas medidas de comprimento, tanto nos modelos de duas quanto nos de quatro portas, possuem o mesmo tamanho, apesar de aparentarem ter dimensões diferentes. Mais uma prova de que o modelo do Chevrolet Corsa foi muito bem pensado.
Chevrolet Corsa C
Lançado no ano de 2001, mas aterrissando no Brasil apenas em 2002, o Corsa C fez sucesso na Europa, assim como as outras duas versões, perdendo apenas para o Corsa B em sua importância.
Bom, agora que já sabemos sobre como o Chevrolet Corsa foi lançado e comercializado ao redor do mundo, que tal conhecermos um pouco mais sobre as curiosidades que fazem parte da vida pública deste automóvel impressionante?
O Chevrolet Corsa em território brasileiro
Por apresentar um design verdadeiramente inovador, o lançamento do Chevrolet Corsa ofuscou todos os outros veículos que, até o momento, eram considerados queridinhos por parte dos consumidores brasileiros.
Não estamos exagerando! A marca não contava com tamanho impacto logo no início, algo que afetou, até mesmo, a produção, de modo que não existiam modelos a pronta entrega, era necessário encomendar e aguardar durante longos meses para receber o seu modelo.
Vendo uma oportunidade nessa situação, a Chevrolet optou por acrescer um valor de até 50% para os consumidores que não quisessem aguardar o tempo médio de produção, e nem isso diminuiu a busca pelo mais novo modelo de carro clássico da marca.
Mesmo com toda essa procura, os primeiros Chevrolet Corsa não possuíam nem mesmo os controles internos de seus retrovisores. Ainda assim, a marca bateu o pé para manter os mesmos em seu design.
Todavia, conforme dito acima, a Chevrolet se recusou a fazer o mesmo, e reiterou que seus retrovisores eram indissociáveis do modelo, algo bem recebido pelo público fiel da marca, que a considerava corajosa por se manter fiel aos seus princípios.
Os preços dos modelos de Chevrolet Corsa vendidos no Brasil, foram mais uma polêmica da época, pois existia bastante diferenciação entre um modelo e outro, tendo o modelo mais completo o valor acima de 20 mil reais e o mais básico por menos de 10.
De toda forma, é fato que a marca e a linha conquistaram o coração dos brasileiros apaixonados por carros clássicos. Com isso, existem modelos da linha que existiram apenas aqui no Brasil: o sedan, a pickup e a wagon.
Podemos concluir, então, que o Chevrolet Corsa é mais um dos modelos da marca que vieram para ficar.
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!