O VVT é o mecanismo de tempo de abertura das válvulas interfere no consumo e potência do motor.
O comando de válvulas variável consegue alterar o instante de abertura das válvulas ou o quanto elas devem abrir para potencializar o rendimento do motor em determinada circunstância, seja em momentos de necessidade de maior desempenho do motor ou preferência por economia de combustível.
Entenda, em resumo, como funciona este ciclo:
Para gerar potência, o motor a combustão precisa da mistura entre ar e combustível dentro dos cilindros.
Quando isso acontece, os gases de escape são liberados e são as válvulas que controlam esse fluxo através de abertura e fechamento do compartimento.
Quando esse sistema de abertura e fechamento é rígido, sem variação, o conjunto vai trabalhar do mesmo jeito a todo instante, perdendo a oportunidade de ajustar com mais eficiência a energia gerada, como em situações com o torque em baixa rotação.
Ou seja, com o comando variável, o motor ganha mais torque, até em baixa rotação, o que favorece tanto no desempenho do carro, quanto na economia de combustível.
Essa tecnologia surgiu em 1980 com a Alfa-Romeo e hoje, diversas montadoras usam em seus veículos, cada um com a sua respectiva nomenclatura, como a VVT-I da Toyota ou VTEC, da Honda.
Você sempre informado
Aqui no portal, as suas dúvidas são sempre respondidas! Assim como o nosso seguidor, Márcio Veloso, viemos esclarecer o que é o VVT.
Para ver o vídeo onde explicamos é só entrar no nosso Instagram basta clicar neste link!