No último ano, os brasileiros tiveram que se despedir de alguns veículos muito populares por aqui, como o Uno e VW Fox, tudo por conta da nova lei que tem como objetivo conter a emissão de poluentes e de ruídos dos carros.
Entretanto, essas não foram as únicas marcas afetadas, outras deixaram de ser produzidas no ano passado.
Este ano, mais alguns modelos saíram da linha de produção, mas, não por conta dessa lei. Os motivos são os mais variados possíveis.
Os que partiram em 2022
Chevrolet Joy
Esse é o modelo era o mais acessível da marca e era produzido desde 2019. No entanto, de acordo com a empresa, os consumidores estavam preferindo modelos mais equipados. Isso fez com que as vendas do Joy e do sedã Joy Plus caíssem. Por isso, a marca optou por descontinuar o modelo e investir em opções mais rentáveis e melhor aceitas pelo público.
Volkswagen Gol
Um dos carros mais emblemáticos da história automotiva brasileira se despediu para dar lugar ao Polo Track. A última unidade do Gol foi produzida em Dezembro e marcou o fim de uma história de mais de 40 anos.
Honda Fit
Outro queridinho brasileiro que disse se despediu de seus consumidores no primeiro semestre deste ano. O carro com motor de 1.5 litros que alcançava até 126 cavalos de potência, saiu de linha para dar espaço ao mais novo lançamento da montadora japonesa. O substituto do Honda Fit é o City Hatch.
Hyundai ix35
O ix35 é da segunda geração do Tucson, que acabamos de mencionar e ele também disse adeus às fábricas neste ano. Esse é um dos modelos que não atendia a nova legislação quanto a emissão de poluentes e ruídos. Mas esse não foi o único motivo. A disputa com os principais modelos da categoria era desigual e a própria marca citou a dificuldade de atualização do modelo. Por isso, a marca optou por descontinuá-lo.
Hyundai HB20x
Esse era um dos poucos modelos hatch aventureiro do mercado, por isso, seu fim não era tão inesperado. Além disso, a procura pelo modelo era baixa em comparação com os demais da empresa. Prova disso é que durante o último ano, o modelo representou apenas 10,2% das vendas.
Outra situação que forçou o fim do modelo foi seu motor 1.6 Kappa, que também já havia sido descontinuado. Todos foram substituídos pelo 1.0 turbo.
Honda Accord
Talvez você nunca tenha ouvido falar deste modelo, mas isso não é algo para se estranhar. Entre o momento em que foi lançado e que saiu de produção, foram apenas 6 meses. O modelo deixou de ser produzido antes mesmo que seu concorrente direto fosse lançado. O carro seria o primeiro híbrido da marca e contava com três motores, no entanto, não durou muito tempo.
BMW X2
O modelo importado e comercializado no Brasil desde 2018, nunca surpreendeu por seu volume de vendas. Era uma opção mais esportiva e moderna, por isso, agradava a um público específico. Apesar disso, existe a possibilidade de que o modelo retorne em uma nova versão, entretanto, ainda não há nada confirmado sobre.
Mercedes-Benz A 200 Sedan Advance
O modelo de entrada da marca não atraiu muito a atenção dos brasileiros. Por isso, a marca decidiu encerrar a comercialização do veículo por aqui. A demanda não estava justificando a importação do veículo.
Caoa Chery Tiggo 3X e Tiggo 2
O Tiggo 3 era apenas uma reestilização do Tiggo 2 e deixou de ser produzido por conta do fechamento da fábrica responsável pela produção. A reforma poderá se perdurar por até 2 anos e tem como objetivo possibilitar a produção de carros elétricos e híbridos. Ou seja, a suspensão foi por um bom motivo.
Já o Tiggo 2 foi mais um dos modelos descontinuados por conta da lei que citamos lá no início do texto. Seu motor não se adequou as novas exigências e por isso precisou ser descontinuado.
Os que partirão em 2023
Volkswagen Voyage
O Voyage é um sedã baseado totalmente no Gol. Como o modelo de 42 anos foi aposentado, se espera também que o Voyage seja tambem substituido por alguma versão mais em conta do Virtus, assim como o Polo Track.
Renault Sandero e Logan
O Sandero e o Logan compartilham a mesma plataforma da Renault. Com um público cada vez mais exigente para novos SUVs, especula-se que o Sandero e o Logan darão espaço a um novo utilitário compacto que deve preencher o espaço deixado pelos dois modelos. Nada confirmado, mas se espera essa mudança para 2024.
Além do SUV compacto que deve vir, o Sandero e o Logan precisam dar espaço para o desenvolvimento de mais opçoes elétricas no catálogo da Renault.
Renault Captur
O Captur nunca fez um grandioso sucesso entre os SUVs que esão disponíveis no mercado. Com esse fato e com a disputa ferrenha entre o Duster da própria Renault, apesar de boa performance e bons opcionais, o Captur deve ser substituído por um SUV elétrico assim que disponível.
Toyota Yaris
Disputar espaço entre os compactos no Brasil é uma tarefa complicada. Ainda mais com a chegada do Honda City muito bem equipado entre uma competição ferrenha entre HB20 e Onix, o Yaris passou despercebido no mercado e deve ser substituído também por um SUV em 2024.
Chevrolet S10
A picape média da Chevrolet sempre figurou bem entre as mais vendidas desde sempre. Porém, com a chegada da Nova Strada e a Toro com propostas diferentes mas atingindo o mesmo público, o modelo da Chevrolet deve receber uma renovação rigorosa, acabando com o nome S10 para se aproximar mais da picape Colorado, que vende bem fora do país.
Você de Bandeirante Aventureira!
Compre o seu E-book!