Quando se fala de carros esportivos antigos, todo mundo tem sua listagem de favoritos e nós entendemos isso perfeitamente.
Cada um tem seu design, seu motor, seu barulho preferido. Hoje, nós vamos reunir aqui alguns dos melhores modelos, os mais memoráveis, os que são listados como favoritos de muitos.
Mas afinal, o que precisava conter nos carros esportivos antigamente?
Já vamos adiantar de cara que o design e seu visual não eram os únicos pontos considerados. Um bom modelo esportivo precisava entregar mais performance, ter alguma melhoria que ajudasse em seu melhor desempenho nas ruas!
Será que o seu carro esportivo de antigamente está na nossa lista?
Continue lendo para conferir:
1. Puma GT 1500
O Puma GT 1500 foi lançado em 1970 e desde então conquistou os brasileiros.
O carro possuía um design moderno e carroceria em fibra de vidro. No total, o carro pesava menos de 900 kg.
O conceito de construção do carro foi tão assertivo que o mesmo se manteve em produção pelas duas décadas seguintes.
2. Brasinca Uirapuru
A Brasinca foi considerada por muitos o primeiro carro verdadeiramente esportivo do Brasil, estreou em 1964.
O cupê alcançava até 200 km/h, graças ao seu motor GM 4.2 que normalmente era utilizado na linha de caminhões da Chevrolet.
Essa adaptação foi realizada, pois na época, nenhuma empresa no país produzia motores de alto desempenho.
Apesar de tudo isso, em 1967 o modelo foi descontinuado com menos de 100 unidades comercializadas em nosso país. Esse fato o tornou ainda mais raro.
3. Maverick GT
O Maverick foi lançado em 1973 e era equivalente ao modelo americano V8 302 e fez muito sucesso na década de 70.
O veículo possuía câmbio de 5 marchas e ia de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos.
Considerado por muitos como um Muscle Car, tornou-se um dos grandes concorrentes do Opala SS e seu modelo foi descontinuado em 1979, nesse período, foram comercializadas mais de 100 mil unidades do carro.
Aqui na Retornar tivemos dois Mavericks incríveis! Confira algumas imagens desse carro esportivo sensacional:
4. Opala SS
O Opala SS era a versão esportiva do topo de linha da época. Lançado em 1971, o veículo tinha um motor 4.1 e 130 cavalos, essa combinação permitia que o carro alcançasse até 164 km/h. O que era um grande feito na época.
Além do design arrojado, carro tinha câmbio de 4 marchas e uma novidade para a época: bancos dianteiros individuais.
Definitivamente, ele foi um sucesso durante o tempo em que esteve em produção!
Confira o Opala SS que passou pela Retornar:
5. Volkswagen SP2
Um carro que muitos até mesmo esqueceram, o Volkswagen SP2 foi lançado em 1971, o veículo é resultado de um projeto nacional e definitivamente, superou as expectativas.
É considerado, até hoje, um dos modelos mais bonitos da marca.
O carro tinha uma carroceria que seguia o padrão clássico dos esportivos da época. O motor de quatro cilindros e 67 cavalos não correspondia a robustez do veículo. O P2 ia de 0 a 100 em 17,4 segundos e sua velocidade máxima era de 153 km/h.
E por incrível que parece, ele permaneceu em produção por apenas 4 anos! Tendo o total de 10.205 unidades vendidas, sendo 670 exportados!
6. Ford Escort XR3
O Ford Escort XR3 foi lançado inicialmente como uma versão global, mas em 1983 a Ford trouxe uma versão esportiva para o Brasil, que se tornou muito popular por aqui.
O modelo alcançava até 171 km/h, no entanto, em comparação com outros modelos da época isso não era considerado muito.
Apesar disso, o XR3 tinha estilo de sobra e isso conquistou os brasileiros.
7. Miura Saga
O Miura Saga foi considerado um dos carros mais modernos de sua época.
Sua versão mais icônica foi a de 1984, com motor 1.8 e superequipado! O carro possuía controle que permitia:
- Destravar as portas;
- Volante com ajuste elétrico;
- Equalizador de áudio;
- Teto solar.
Mas, não para por aí, o modelo contava ainda com comandos de voz que alertavam sobre o uso do cinto de segurança e quando o tanque entrava na reserva.
Definitivamente, um grande marco para os modelos da época.
8. Volkswagen Gol GTi
O Gol GTi foi a versão esportiva da linha GT, que fez da Volkswagen líder do mercado por mais de duas décadas. A versão foi lançada em 1988 e tinha motor AP 2000 de 120 cavalos.
O carro também foi o primeiro do país com injeção eletrônica e tinha uma performance muito melhor que seu irmão mais velho.
Como apaixonados por carros esportivos clássicos que somos, já tivemos um modelo desses aqui em nossa garagem!
Confira algumas imagens do Gol GTi da Retornar:
9. Fiat Uno Turbo i.e.
O Fiat Uno i.e foi o primeiro dos carros esportivos no Brasil a vir turbinado de fábrica.
O carro tinha motor 1.4, 118 cavalos e chegava a 100 km/h em 8,6 segundos.
A velocidade máxima atingida pelo esportivo era de 192 km/h.
O modelo desbancou outros carros da mesma categoria na época, como foi o caso do Gol GTI e do XR3 que nós abordamos acima.
Foi por isso que o carro foi e, até hoje, é o favorito de muitos!
10. Ford Mustang
E não podia faltar nesta lista de carros esportivos a linha do Mustang que, de forma geral, foi um sucesso nos EUA e também aqui no Brasil.
O modelo foi inspirado no Ford Falcon e disponibilizado em duas versões: cupê e conversível.
O modelo de 1969, o carro ganhou versão que realmente se enquadrava no conceito de muscle car, com motor de 4.9 cilindradas e mais de 220 cavalos.
Pilote o Opala seus Sonhos!
Compre o seu e-book e concorra!