Ao mergulhar na saga “Velozes e Furiosos”, não podemos esquecer que os carros são mais do que simples máquinas — são extensões dos próprios personagens. Cada veículo escolhido pelos protagonistas acrescenta uma camada única à narrativa. Neste artigo, vamos explorar não apenas os carros icônicos da franquia, mas também os personagens que os guiaram pelas pistas em busca de adrenalina e desafios.
1. Toyota Supra Laranja de Brian O’Conner
O Toyota Supra é um dos carros mais emblemáticos da franquia, pois foi o primeiro carro que Brian O’Conner (Paul Walker) usou para impressionar Dominic Toretto (Vin Diesel) e sua equipe. O carro era originalmente um modelo branco e danificado, que Brian restaurou e personalizou com uma pintura laranja, um aerofólio gigante e um motor turbinado. O carro apareceu no primeiro filme, Velozes e Furiosos (2001), e também fez uma participação especial no sétimo filme, Velozes e Furiosos 7 (2015), como uma homenagem a Paul Walker, que faleceu em 2013.
2. Dodge Charger Preto de Dominic Toretto
O Dodge Charger é o carro favorito de Dominic Toretto, que herdou o modelo de seu pai. O carro é um clássico americano, com um design robusto e um motor potente. O carro apareceu em quase todos os filmes da franquia, sendo modificado de acordo com as necessidades de Dom. No primeiro filme, o carro tinha um supercharger que saía pelo capô, no quarto filme, o carro tinha uma blindagem reforçada, no quinto filme, o carro tinha um guincho acoplado, no sétimo filme, o carro tinha um paraquedas embutido, e no nono filme, o carro tinha um foguete acoplado.
3. Mitsubishi Eclipse Verde de Brian O’Conner
O Mitsubishi Eclipse foi o primeiro carro que Brian O’Conner usou no primeiro filme, Velozes e Furiosos (2001). O carro era um modelo esportivo, com uma pintura verde neon, um sistema de nitro e um sistema de som. O carro foi destruído por Johnny Tran (Rick Yune) e sua gangue, que atiraram no carro com uma metralhadora. O carro foi substituído pelo Toyota Supra, que Brian usou para o resto do filme.
4. Nissan Skyline Prata de Brian O’Conner
O Nissan Skyline foi o carro que Brian O’Conner usou no segundo filme, + Velozes + Furiosos (2003). O carro era um modelo japonês, com uma pintura prata, um capô azul e um sistema de nitro. O carro foi usado por Brian para fugir da polícia, para participar de corridas de rua e para se infiltrar na organização criminosa de Carter Verone (Cole Hauser). O carro foi apreendido pela polícia no final do filme, mas Brian conseguiu recuperá-lo no quarto filme, Velozes e Furiosos 4 (2009).
5. Honda S2000 Rosa de Suki
O Honda S2000 foi o carro que Suki (Devon Aoki) usou no segundo filme, + Velozes + Furiosos (2003). O carro era um modelo conversível, com uma pintura rosa, um aerofólio traseiro e um sistema de nitro. O carro foi usado por Suki para participar de corridas de rua e para ajudar Brian O’Conner e Roman Pearce (Tyrese Gibson) em uma missão. O carro se destacou pela cor vibrante e pelo estilo feminino de Suki.
6. Plymouth Road Runner Laranja de Dominic Toretto
O Plymouth Road Runner foi o carro que Dominic Toretto usou no quarto filme, Velozes e Furiosos 4 (2009). O carro era um modelo antigo, com uma pintura laranja, um capô preto e um motor V8. O carro foi usado por Dom para vingar a morte de sua namorada Letty (Michelle Rodriguez), que foi assassinada por um traficante chamado Fenix (Laz Alonso). O carro foi danificado em uma perseguição, mas Dom conseguiu consertá-lo no quinto filme, Velozes e Furiosos 5: Operação Rio (2011).
7. Ford Mustang Preto de Sean Boswell
O Ford Mustang foi o carro que Sean Boswell (Lucas Black) usou no terceiro filme, Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio (2006). O carro era um modelo clássico, com uma pintura preta, uma faixa branca e um motor V8. O carro foi usado por Sean para participar de corridas de drift, uma modalidade de corrida que consiste em fazer curvas em alta velocidade com o carro derrapando. O carro foi modificado com um motor de um Nissan Silvia, que pertencia a Han (Sung Kang), um amigo de Sean que morreu em um acidente.
8. Subaru Impreza Azul de Brian O’Conner
O Subaru Impreza foi o carro que Brian O’Conner usou no quinto filme, Velozes e Furiosos 7. O carro era um modelo moderno, com uma pintura azul, um aerofólio traseiro e um sistema de tração nas quatro rodas. O carro foi usado por Brian para fugir da polícia, para participar de um assalto a um trem e para roubar um cofre de um traficante chamado Hernan Reyes (Joaquim de Almeida). O carro foi abandonado em uma ponte, junto com o cofre, no final do filme.
Apesar de ser o oitavo da nossa lista, o Subaru Impreza tá no TOP 1 no coração de muita gente, principalmente de quem é apaixonado por JDM. Por isso, a Retornar preparou um Subaru Impreza mais que especial, que pode chegar aí na sua garagem se você participar da nossa promoção. Corre nesse link, veja a ficha técnica e participe!
9. Lykan Hypersport Vermelho de Dominic Toretto
O Lykan Hypersport foi o carro que Dominic Toretto usou no sétimo filme, Velozes e Furiosos 7 (2015). O carro era um modelo exclusivo, com uma pintura vermelha, um design futurista e um valor estimado em 3,4 milhões de dólares. O carro foi usado por Dom para escapar de um prédio em Abu Dhabi, pulando de um arranha-céu para outro. O carro foi destruído na queda, mas Dom conseguiu sair ileso.
Menção Honrosa: Monalisa
No terceiro filme de Velozes e Furiosos, o carro conhecido como “Monalisa” é um Nissan Silvia S15 Spec-S 2001, que foi modificado para parecer um Nissan Silvia S15 Spec-R 2002. Esse veículo é utilizado por Sean Boswell, o protagonista do filme, em uma corrida contra Takashi, o antagonista. No entanto, durante a cena, Sean ainda não possui conhecimento sobre o universo do drift e, infelizmente, acaba destruindo o carro.
Conclusão
Os carros da franquia “Velozes e Furiosos” transcendem a mera função de transporte, tornando-se extensões dos próprios personagens. Cada escolha de veículo é uma expressão da personalidade, paixão e habilidade de quem está atrás do volante. Ao relembrar esses carros e seus pilotos, mergulhamos não apenas nas cenas de ação, mas também nas histórias fascinantes que os tornaram lendas sobre rodas.