Atualmente as caminhonetes são eficazes meios de transporte para aqueles que precisam lidar com cargas, equipamentos grandes de trabalho ou mesmo por sua comodidade na hora de comportar a família. Além disso, elas são lindas e garantem bons momentos para aqueles que curtem fazer viagens em estradas de terra.
Então, se você está a fim de comprar sua próxima caminhonete e não sabe qual modelo escolher, nós separamos algumas opções que estão dando o que falar e fazendo sucesso em 2023.
Para os amantes de carros e aqueles que buscam por aventura e praticidade, boa leitura!
Pense em suas necessidades
O primeiro passo é identificar e analisar o motivo da compra, pois isso irá te ajudar na hora de escolher aquela que melhor se enquadra em suas necessidades e expectativas.
Entre os modelos mais procurados por quem precisa de carros maiores, temos os SUVs e as caminhonetes. Então, saiba a diferença entre os dois:
1. O SUV é projetado pensando no conforto dos passageiros, também é a mais indicada para transportar pessoas, objetos pessoais, bagagem de viagem e itens esportivos.
É aquele modelo pensado para toda a família, mas que também atende as necessidades de transporte de alguns materiais pesados ou viagens por estradas de chão.
2. Já as caminhonetes são melhores para o trabalho pesado. Quem opta por elas está procurando um veículo que possa transportar grandes materiais e equipamentos.
Elas também são a melhor opção para quem curte esportes radicais e precisam de carros que aguentem as dificuldades da estrada pesada. E não deixam de ser ótimas opções para quem quer conciliar o transporte de materiais pesados e garantir o conforto da família.
Por isso, pense bem, uma vez que sua motivação irá ditar o tamanho, o tipo e até o valor de sua caminhonete. Mas, sabemos que se você está aqui é porque certamente a caminhonete é a que melhor irá te atender.
Então, vamos lá:
Toyota Hilux
Um modelo que está em alta, hoje e sempre, é a Hilux da Toyota. Essa é uma das queridas de quem procura auxílio e conforto no transporte de cargas, por conta de seu design arrojado.
A japonesa ganha mesmo nas versões mais antigas do modelo, por conta do baixo nível de desvalorização, que influencia na revenda do automóvel. Isso se dá também graças à confiança e reputação da marca. Vale a pena o investimento.
Em suas novas versões a Toyota tem investido na suspensão e nas molas, que proporcionam conforto nos bancos traseiros. Outra boa característica é a potência de 204cv, nada mal para você que busca estradas desafiadoras.
Além disso, o motor turbo diesel permite que se tenha vinte e sete cavalos de potência adicionais.
E claro que tecnologia faz parte da essência da Hilux, com o painel de controle que traz comodidade e facilidade na leitura das informações, como velocidade e quilometragem. Também, o painel multimídia vem com 8.4 polegadas e conexão Android Auto e Apple Carplay, onde se tem visualização das câmeras traseiras na hora da ré e baliza.
Por fim, a Toyota traz versões do modelo com motor turbo 2.8 e flex 2.7, câmbio automático e mecânico e ainda tração 4×4 ou 4×2.
Fiat Strada
Nossa próxima indicação é campeã de vendas. Segundo o site Notícias Automotivas, o modelo Fiat Strada é o mais vendido da categoria de picapes pequenas em 2021 e seguiu na mesma posição até maio de 2022.
E qual o segredo da Strada? É justamente a oferta de várias versões do modelo: a Endurance, a Freedom e a Volcano. Vamos então te apresentar algumas características delas:
- Endurance: é a versão de entrada e vem com motor 1.4 Fire com potência de até 88 cv. A caçamba também é um ponto à parte, já que sua capacidade é de até 700 kg e vem com diversos pontos para amarração, o que facilita na hora do carregamento de cargas.
- Freedom: a versão Freedom é feita para quem precisa conciliar trabalho com uso pessoal e vem com cabine plus. O motor é mais moderno, sendo 1.3 firefly e potência de até 109 cv. Também é composto com volante multifuncional, direção elétrica e computador de bordo, além do sensor de pressão dos pneus.
- Volcano: essa é a versão mais completa do modelo da Fiat. Um ponto a ser considerado é o farol de iluminação em LED, mais avançado que outros. Também, apesar do Volcano ser equipado com motor 1.3 Firefly com transmissão manual de marchas, você pode optar pelo câmbio CVT (Continuously Variable Transmission) ou Continuamente Variável, que é do tipo automático.
A Strada também não fica atrás no quesito multimídia, já que possui em suas versões para 2022 uma tela de 7” sensível ao toque, com os recursos Apple CarPlay e Android Auto e com possibilidade de pareamento de até dois smartphones. Assim, a Strada se mostra líder justamente por abarcar todos os públicos e suas necessidades.
Fiat Toro
A FIAT realmente não brinca, então temos o segundo modelo da marca com cabine dupla. A Toro se posiciona abaixo as picapes médias como Hilux e Amarok, mas ainda assim são maiores do que Strada e Saveiro, praticamente criando uma categoria própria.
Para garantir a leveza, a Fiat entrega uma caminhonete com câmbio manual e motor flex 1.8, mas você também pode escolher a versão de câmbio automático de seis marchas.
Se o assunto é praticidade, ela dá conta do recado. Com seus 820L de espaço ela é capaz de levar aproximadamente até 650 kg, destaque também para a caçamba de abertura dupla lateral, que a torna prática e facilita as operações em espaços menores.
Ainda, a tela multimídia do Fiat Toro vem com 7 polegadas e navegador GPS integrado. Mas em modelos mais caros você pode encontrar telas com até 10 polegadas, vale muito a experiência, que se mostra prática e confortável durante a direção.
Ford Maverick
Recebendo o mesmo nome do clássico V8, o Ford Maverick vem pra tentar ocupar o espaço que a Fiat Toro acabou criando.
A picape tem uma cara um pouco mais robusta que a concorrente da FIAT, e apesar de só estar disponível em uma versão, faz um sucesso muito grande fora do Brasil, gerando até fila de espera.
A dúvida é se aqui em terras tupiniquins o Maverick vai ter essa força toda, mas a depender do seu 2.0 Ecoboost, potência não vai faltar.
Os diferenciais do Maverick se dão pelo foco no conforto dos passageiros de trás e a caçamba inteligente, se tornando prática para longas viagens em terrenos nem sempre asfaltados.
Chevrolet S10
O modelo da Chevrolet de cabine simples está no mercado há muito tempo, desde 1995. Portanto, possui história que vale a pena considerar na hora de escolher sua caminhonete.
Os modelos mais novos vêm equipados com tecnologia Wi-Fi e sistema espelhamento de celular compatível com Android Auto e Apple Carplay.
Algumas características interessantes são: alerta de pressão dos pneus, motor 2.8 a diesel com 200cv de potência, câmbio manual de seis marchas, tração 4×4 e ainda 6 airbags (2 laterais, 2 frontais e 2 de cortina).
Trouxemos aqui esse modelo de duas portas para aqueles que estão interessados efetivamente no carregamento de carga, e nesse quesito a Chevrolet S10 cumpre muito bem seu papel. Isso porque, segundo o próprio site da Chevrolet, ela promete uma capacidade de 1.200kg de carga, isso mesmo, ela é feita para os maiores desafios.
Saveiro
Por fim, um modelo da Volkswagen já conhecido e amado pelo público: a Saveiro, que chega em sua versão 2023 com visual renovado, com novas grades, entradas de ar maiores e ainda o adicional de faróis em LED.
Ainda, é preciso dar destaque para as quatro versões da linha: Robust de Cabine Simples, Trendline Cabine Simples, Robust Cabine Dupla e Cross.
Todas elas possuem motor 1.6 que entregam até 116cv, garantindo mais robustez e potência, ainda a transmissão manual e com 5 marchas.
Na parte tecnológica, o destaque fica por conta da versão Cross Cabine Dupla, que é composta por tela sensível ao toque, câmera de ré.
Além disso, o modelo vem acompanhado de sensor de chuva e luminosidade, faróis com função neblina, longo alcance e conversão estática, também um assistente de partida para rampas que irão te auxiliar no transporte de cargas em qualquer região.
Com isso, a Volkswagen segue reafirmando a beleza e praticidade da Saveiro para as diversas necessidades de quem procura uma picape.