Como nasceu o projeto
O surgimento desse clássico da indústria automotiva surgiu da vontade e necessidade em se criar um veículo super resistente e com capacidade de enfrentar qualquer terreno ou aventura. A missão, que começou com o criador Maurice Wilks, deu certo e a fama do jipão britânico é realmente essa: insuperável!
Wilks, que foi engenheiro de carros e aviões, se inspirou no Jeep Willys americano depois de dirigir um deles após o fim da Segunda Guerra Mundial. A ideia era construir um jipe semelhante, com tração integral nas quatro rodas para as atividades agrícolas, mas que também servisse para as estradas. Foi então que, em 1947, junto ao seu irmão Spencer, começou o projeto Defender.
Antes de se chamar Defender
Antes de chegar nesse nome imponente, e hoje tão famoso no mundo todo, os irmãos Wilks batizaram o jipe como Series I, já com a marca Land Rover, onde eram engenheiro chefe e diretor da montadora. A primeira aparição em público do carro foi em 1948, em Amsterdã, na Holanda, durante o Salão do Automóvel.
A segunda geração chegou em 1958, com o Series II, com um conceito um pouco mais refinado em um conjunto com mais cara de carro de passeio. O Series III surgiu em 1971 e foi até 1984. Um ano antes, em 1983, foi lançada a quarta geração do jipão já com as fábricas Rover e Land Rover separadas, recebendo os nomes de Land Rover 90 (Chassi curto) e Land Rover 110 (Chassi longo). Mesmo com todas essas novidades e versões aos longos dos anos, foi só em 1990 que o carro foi finalmente batizado Defender. Atualmente, o Defender está na quinta geração, lançada em 2019.
Três carrocerias no total
A nível mundial, o Defender está disponível em três opções de carroceria na geração atual: 90, 110 e 130, inclusive em versões híbridas. Uma das versões mais legais e exclusivas é a Land Rover Defender Bond Edition 007, lançada junto com o último filme da franquia do agente especial, “Sem tempo para morrer”, em 2021, com apenas 300 unidades fabricadas, equipada com motor V8 de 525 cavalos.
Futuro mais limpo
Ainda em 2021, a JLR – Jaguar Land Rover, anunciou que pretende explorar a possibilidade de montar conjuntos elétricos com energia produzida a bordo em seus carros mais pesados, utilizando células de hidrogênio, também conhecidas como fuel cells. A importância do fuel cells está na sua alta eficiência e a ausência de emissão de poluentes – quando se utiliza o hidrogênio puro, e bastante silenciosa, além de aliviar quase 1000 kg de baterias no carro.
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