Lançado em 1991, o Tempra foi um dos carros mais populares da Fiat no mercado brasileiro durante a década de 1990. Sendo o primeiro sedan turbo do Brasil e inaugurando a categoria dos 16V.
Leia mais! >>>>
O nome Tempra é italiano e significa temperamento, já mostrando do que se trata esse carro. Seu design é bastante moderno para o período, evocando equilíbrio, personalidade, e uma pegada esportiva.
Assim que foi lançado, o Tempra contava com as versões Ouro e Prata. A versão Ouro era mais completa e a versão Prata com detalhes mais básicos.
Em 1993, o Tempra perde o estigma de pouca potência com a chegada do Tempra 16 V. Seu motor 2.0 com 16 válvulas fazia com que o carro atingisse a velocidade de 202 km/h com seus 140 cavalos.
Com 165cv, o Tempra Turbo passou por várias reformulações no seu design. Ganhou um aerofólio traseiro, novas rodas com pegada esportiva, além de uma saia lateral também no estilo esportivo.
Ainda em 1995, a Fiat também apresentou o Tempra SW, uma versão perua que não agradou muito o público por conta do seu design, mas ainda vendeu bem por conta do espaço interno.
Em 1996 e 1998, o Tempra ganha atualizações que acabam não agradando tanto o público. É em 1998 que o modelo se despede do público e abre as portas para o Marea.