O Simca Esplanada foi visto pela primeira vez pelo público no Salão do Automóvel em São Paulo, em 1966. Desde então, passou a ser o objeto de desejo de muitas pessoas que queriam um sedã.
Fabricado entre os anos de 1966 e 1969, esse é um modelo considerado de luxo, tendo traços icônicos para os amantes de carro. Hoje em dia, ele pode ser encontrado na garagem de alguns colecionadores.
O Esplanada se destacava também por causa de toda a potência do seu motor 2.5L EmiSul V8. O modelo era um dos carros nacionais de melhor aceleração, alcançando velocidade máxima ao redor de 160 km/h.
Dias depois do Esplanada ser apresentado no Salão do Automóvel, a Chrysler internacional assumiu o controle acionário da Simca e de todo o acervo da Simca internacional.
A mudança na administração gerou insegurança quanto a continuidade do Esplanada, mas a Chrysler decidiu manter a produção do sedã normalmente, porém foram feitas melhorias no modelo original.
Graças a um novo comando de válvulas adotado pela Chrysler, seu funcionamento era silencioso e o torque já aparecia nas rotações mais baixas (3000rpm), proporcionando arrancadas fáceis.
Em relação a transmissão, o Esplanada contava com três marchas que funcionavam no esquema de sobreposição, garantindo muita estabilidade ao carro, que não gerava solavancos ao motorista e passageiros.
O Esplanada também tinha muito conforto, o que fazia dele um carro de luxo. O modelo possuía luzes de leitura, bancos inteiriços largos e a interna era revestida com Jacarandá na porta e até no rádio.
Apesar da curta passagem, o Esplanada ficou marcado na história dos carros de luxo brasileiro. Em 1969, o modelo foi substituído por outro carro marcante e luxuoso da Chrysler, o Dodge Dart.