A placa preta no Brasil é símbolo de carro de coleção. Regras incluem 30+ anos desde fabricação e 80% de originalidade, verificados por entidade credenciada ao Detran. Manutenção deve refletir tecnologia da época.
Para obter a placa preta, filie-se a clube de automóveis antigos credenciado. Avaliação do veículo inclui autenticidade das peças, conservação, mecânica e elétrica. Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) é emitido pelo clube.
Em caso de modificação no veículo, apresente também Certificado de Segurança Veicular (CSV) expedido por Instituição Técnica Licenciada (ITL). Solicite a alteração da espécie para coleção no Detran-SP.
Em caso de transferência de propriedade de um veículo já de coleção, apresente novo Certificado de Veículo de Coleção (CVCOL) em nome do novo proprietário.
Modelos que podem receber a placa preta em 2024 incluem Chevrolet Corsa, Omega 4.1, Fiat Uno Turbo e Tempra Turbo, e Volkswagen Gol "bolinha", entre outros.
Além desses, destacam-se em 1994 o Citroën ZX Volcane 16V, Renault Twingo, Daewoo Espero, Asia Rocsta GT e Volkswagen Pointer.