A junção de água com sal e vento é uma das maiores inimigas de itens feitos em metal. É comum que muitas pessoas entrem nas oficinas reclamando sobre os desgastes provocados pela maresia.
O ar litorâneo é mais carregado com umidade, poeira, areia e salinidade, sobrecarregando o trabalho dos filtros e os desgastando mais rapidamente.
Pelo fato das ligas serem feitas com metal, os cabos, placas e terminais do carro são mais suscetíveis ao desgaste e oxidação. Esses efeitos podem danificar:
▶️ aparelho de som;
▶️ lâmpadas;
▶️ ignição e funcionamento do freio;
▶️ bateria.
A salinidade excessiva pode prejudicar o motor e o sistema de transmissão, acarretando em barulhos e instabilidade ao dirigir o veículo, além de engasgos quando estiver em funcionamento.
Mesmo sendo uma peça feita com borracha (não sofre oxidação), a coifa pode ter problemas quando entra em contato com a areia, pois ela serve para evitar sujeira e poeira nas peças.
Ao notar prejuízos, o indicado é substituí-los imediatamente, pois podem ser corroídos. Os desgastes nesses componentes podem colocar a vida do motorista e outros passageiros em risco.
Além das coifas, citadas anteriormente, a palheta do para-brisa pode perder a sua eficiência e não limpar os vidros corretamente, danificando-os.