O Jeep Cherokee, desde sua primeira geração, foi um sucesso de vendas e uma referência em seu segmento. No Brasil, foi objeto de desejo da classe média alta nos anos 90 e virou "carro de famoso".
1ª Geração (1974-1983)
O primeiro Jeep Cherokee era robusto e famoso por sua capacidade off-road. Baseado no Jeep Wagoneer de quatro portas, o SUV foi redesenhado com carroceria de apenas duas portas.
2ª Geração (1984-2001)
Devido ao sucesso inicial, um grande investimento foi feito para a nova geração, que durou 17 anos. O SUV oferecia excelente espaço interno e também ganhou a versão de 4 portas.
2ª Geração (1984-2001)
Dentro dessa geração, em 1992, um novo modelo nasceu para fazer enorme sucesso: o Grand Cherokee. No Brasil, os dois modelos chegaram entre 1994 e 1995, comercializados pela Chrysler.
3ª Geração (2001-2007)
A terceira geração era mais voltada para o asfalto do que para o off-road. O interior foi totalmente redesenhado e houve melhorias significativas em segurança e desempenho.
3ª Geração (2001-2007)
Outra novidade nesta geração foi adoção do nome Jeep Liberty para o Cherokee. A distinção surgiu para não gerar confusão com o Grand Cherokee, versão maior e mais espaçosa.
4º Geração (2008 – 2013)
A quarta geração do Jeep Cherokee marcou o fim das linhas arredondadas. Com um design mais “quadradão”, retornou às origens que fizeram sucesso nas primeiras gerações.
5ª Geração (2014 – 2023)
O início dessa geração foi marcado pela aquisição da Chrysler pela FIAT (Grupo FCA), o que acabou interferindo mais uma vez em uma grande mudança no visual da Cherokee, que deixou o estilo SUV e ganhou ares de Crossover. A dianteira, inclusive, era muito semelhante à Fiat Toro.
5ª Geração (2014 – 2023)
Em 2017, veio o último facelift, e o Cherokee ficou mais parecido com o Jeep Compass.
Após 49 anos de produção, o Grupo Stellantis decidiu interromper a continuidade do Jeep Cherokee para focar em SUVs elétricos. O futuro é incerto e uma possível volta do modelo certamente será sem motor à combustão.