A Ranger surgiu para ocupar um mercado de picapes com dimensões menores, mais leves e econômicas, aspectos importantes para a época, afinal, a crise do petróleo era uma realidade nos anos 70.
A Ranger vinha com câmbio manual de quatro marchas ou câmbio automático. Por conta da alta demanda do mercado, tempos depois a opção de tração 4×4 chegou também, além dos motores de 2.2 a diesel e 2.8 V6.
Em 1989, a Ford Ranger passou por uma reestilização e em 1993 a primeira geração parou de ser fabricada. Já em 1995 veio a segunda geração, com as versões de cabine simples e cabine estendida.
A Ranger era equipada com o motor V6 4.0, suportava até 650 kg de carga e também tinha freios ABS traseiros. Tempos depois, a versão XLT intermediária chegou apresentando reformulações na parte interna.
A Ford Ranger se preocupava em trazer luxo, conforto e boa dirigibilidade, mas sem deixar de lado a robustez da picape para uso no campo. Esse era um dos maiores diferenciais em relação a concorrência.
Em 2005, a Ranger passou por novas modernizações e veio o motor 3.0 Power Stroke Eletronic a diesel. Em 2010 a Ford Ranger sofreu as últimas reformulações em seu visual dentro dessa geração.