Ford Ranger: história, versões e muito mais

O início

A Ranger surgiu para ocupar um mercado de picapes com dimensões menores, mais leves e econômicas, aspectos importantes para a época, afinal, a crise do petróleo era uma realidade nos anos 70.

A Ford Ranger chegou ao mercado americano em 1983, pesando cerca de 1.150 kg com cerca de 80cv. No começo esse modelo era oferecido apenas com a opção de cabine simples e caçambas com 1,5 e 1,8 metros.

A Ranger vinha com câmbio manual de quatro marchas ou câmbio automático. Por conta da alta demanda do mercado, tempos depois a opção de tração 4×4 chegou também, além dos motores de 2.2 a diesel e 2.8 V6.

Atualizações

Em 1989, a Ford Ranger passou por uma reestilização e em 1993 a primeira geração parou de ser fabricada. Já em 1995 veio a segunda geração, com as versões de cabine simples e cabine estendida.

Fim dos anos 90

A Ranger era equipada com o motor V6 4.0, suportava até 650 kg de carga e também tinha freios ABS traseiros. Tempos depois, a versão XLT intermediária chegou apresentando reformulações na parte interna.

Diferencial

A Ford Ranger se preocupava em trazer luxo, conforto e boa dirigibilidade, mas sem deixar de lado a robustez da picape para uso no campo. Esse era um dos maiores diferenciais em relação a concorrência.

No fim dos anos 90, a Ford Ranger teve o seu lado bruto mais realçado, aumentando a capacidade de carga para 1.100 kg, cabine dupla e também a opção de tração em todas as rodas, além do motor a diesel.

Em 2005, a Ranger passou por novas modernizações e veio o motor 3.0 Power Stroke Eletronic a diesel. Em 2010 a Ford Ranger sofreu as últimas reformulações em seu visual dentro dessa geração.

Veja mais detalhes da história da Ford Ranger
e outras curiosidades.

saiba mais