Ford Maverick: curiosidades sobre esse clássico

venha conhecer

Ford Maverick

Apesar do pouco tempo em fabricação, ele foi destaque na sua geração e faz sucesso até hoje, desde os exemplares com as características originais aos modificados com uma pitada de modernidade. 

Início da história

O modelo surgiu nos Estados Unidos, em 1969, com uma uma proposta de ser uma versão mais acessível do Ford Mustang. Em seu primeiro ano, foram mais de 500 mil unidades vendidas.

NO BRASIL

O Ford Maverick chegou em 1973, disponível em três versões: Super, com motor 3.0, Super luxo (Com motor 3.0 ou V8 opcional) e GT, todas equipadas com motor V8.

VERSÃO GT

Sem dúvidas, é a versão favorita dos amantes do Maverick, justamente pela agressividade, força e potência, principalmente pelo motor V8 5.0 de 302 polegadas.

Versões Luxo e Super Luxo

Apresentavam carrocerias com duas ou quatro portas. O conjunto era montado com motor V6, ou, opcionalmente, V8, com câmbio manual de 4 marchas ou automático de 3 velocidades na coluna de direção. 

Em 1977, o Maverick foi aposentado nos Estados Unidos, onde tinha um mercado mais exigente em relação ao público brasileiro, portanto as peças e acessórios que sobraram nas fábricas chegaram ao Brasil, e foi que aí que começaram a aparecer unidades nacionais equipadas com direção hidráulica, ar condicionado, câmbio automático e até novo design da grade dianteira, por exemplo. 

PEÇAS AMERICANAS
NO BRASIL

Fim da linha

Em 1979, saiu de linha no Brasil. No entanto, apesar do curto período em montagem, o Maverick é peça indispensável nas coleções, encontros e na memória de todo apaixonado por carro. 

No Brasil foram vendidos mais de 100 mil unidades. Atualmente, a maioria está no estado de São Paulo, com cerca de 7 mil unidades cadastradas no Detran, segundo dados de 2018. 

MAIS DE 100 MIL UNIDADES VENDIDAS

Imagina um clássico desse
na sua garagem?

saiba como concorrer