O Chevrolet Opala foi – e ainda é, uma das maiores lendas da indústria automotiva brasileira. Marcou época e gerações, por isso, até hoje tem fãs e admiradores de todas as idades em todo o Brasil.
O Opala foi o primeiro veículo de passeio produzido pela General Motors do Brasil, antes especializada apenas em caminhões. O lançamento aconteceu em 1968, no Salão do Automóvel em São Paulo.
Ao todo, durante a produção do modelo, o Opala esteve disponível em 7 versões: Standard/Especial (De entrada), Luxo, Gran Luxo, SS, Caravan (Perua), Comodoro e Diplomata.
Produzida a partir de 1971, ela ganhou destaque na época pela esportividade, desde o acabamento e acessórios, à potência e desempenho, chegando até 170 km/h em apenas 12 segundos.
Além do SS, o Comodoro também figura entre os favoritos dos apaixonados pelo sedã brasileiro. Essa versão substituiu a versão Gran Luxo a partir de 1978 e assim permaneceu durante 10 anos.
O Opala fez sucesso na Stock Car, sendo usado como modelo exclusivo para todas as equipes da categoria por muitos anos. A primeira corrida, em 1979, contou com 10 Opalas.
O Opala foi carro oficial em diversas corporações no país, utilizado como viatura de polícia e ambulância. Ele também chegou a ser o Carro Oficial da Presidência da República, no início dos anos 90.
Entre as opções de quatro e seis cilindros no motor, transmissão manual ou automática e até a carroceria com duas ou quatro portas, incluindo a perua, o Opala reinou por mais de 20 anos no Brasil.