Chevrolet Corsa: história e curiosidades

Corsa em italiano quer dizer "corrida", e foi com esse nome que foi lançado no Brasil. Com a divisão da General Motors e a fabricação por diferentes marcas, o modelo recebeu nomes distintos em outros países.

Na Austrália, o modelo fabricado pela Holden se chamava Barina, inclusive, teve uma versão criada para ser um conversível, mas que se parecia mais como uma versão targa. Esse era Barina Cabrio.

Versões Sedan

Ainda sobre os nomes diferentes que o Corsa recebeu em outros países, podemos destacar as versões Sedan do México e Estados Unidos, que se chamavam, respectivamente, Chevy e Sailor.

No Japão, a fabricante sequer pôde cogitar utilizar o nome Corsa, pois a Toyota já possuía um veículo em atividade com o mesmo nome. Desse modo, o modelo recebeu o nome de Vita

Da Europa para o Brasil

O Corsa é fabricado em diversos países da Europa desde o ano de 1982, pela Opel, mas foi só a segunda geração do modelo, desenvolvida em 1993, que aterrissou em solo brasileiro.

Chegada ao Brasil em 94

O Corsa agradou o público logo de cara por seu visual. Depois da versão básica "Wind", veio a GSi, que usava a mesma configuração do modelo Europeu, com um belo motor 1.6 16v.

Pickup Corsa

Em 1995 a família Corsa ganhava a versão Pickup, voltada ao público que buscava uma picape para o lazer, além do trabalho. A versão foi fabricada até a chegada da Montana, em 2003.

Perua

Em 1997 foi a vez da versão perua, que chegava para substituir a Ipanema e a lendária Marajó. O Corsa Wagon acompanhava o restante da linha no quesito motorização, acabamento e itens de série.

Confira mais detalhes da história do Corsa e sua chegada ao Brasil

acesse e saiba mais