Alfa Romeo 2000: história e curiosidades

A Alfa Romeo, desde que foi fundada, fez muito sucesso no automobilismo. Na Fórmula 1, faturou os dois primeiros campeonatos, em 1950 e 1951, este último título com o lendário Juan Manuel Fangio.

A Alfa Romeo também ficou marcada mundialmente na história por por produzir belos modelos, como o Montreal, Giulia Sprint, o 8c Competizione e o Alfa Romeo 2000.

Alfa Romeo no Brasil

A história da marca no país começa em 1951 com o fornecimento de tecnologia para a estatal brasileira FNM, que produzia os caminhões da Alfa Romeo.

Em paralelo, a marca italiana iniciou a fabricação de automóveis de luxo, com acabamento refinado, motores esportivos e design baseado nos modelos europeus.

Material publicitário da época na Itália

Alfa Romeo 2000
no Brasil

A variante brasileira do Alfa Romeo 2000 foi produzida de 1960 a 1968 pela FNM e usou o nome FNM JK, em alusão ao presidente Juscelino Kubitschek. Mais tarde o nome foi mudado para FNM 2000.

Com um projeto moderno, o Alfa Romeo 2000 brasileiro tinha eixos de comando de válvulas no cabeçote, câmbio com 5 velocidades, câmaras de combustão hemisférica e uma carroceria que chamava a atenção.

Os faróis ovais, grades dianteiras e  para-lamas que tinham destaques sobre o vidro de trás, faziam com que a visibilidade fosse ainda melhor para as manobras.

Interior do automóvel era um charme a parte. No painel, a velocidade era indicada por uma fita que corria pelo mostrador. O grande contagiros redondo também era um diferencial.

Confira mais detalhes sobre a história da Alfa Romeo no Brasil e sua trajetória até os anos 2000.

ACESSE E SAIBA MAIS