Entre outros aspectos personalizáveis em um carro, a carroceria também pode ter um toque de diferenciação. Não é de hoje, inclusive, que uma série de modelos sai das fábricas cheios de adesivos e até mais de uma cor na lataria.
Em contra partida, diversos outros veículos foram e ainda são produzidos de forma tradicional, recebendo apenas uma cor de tinta. É aí que entra a personalização por parte do proprietário. Independente da razão ou motivo dessa escolha, mudar a cor de um carro não é tão simples quanto parece: simplesmente pintar. Pois, por ser uma das características mais marcantes na identificação de um veículo, essa alteração deve ser devidamente comunicada e aceita pelo Detran.
O processo
O primeiro passo é o preenchimento do formulário de autorização prévia, que pode ser feito pessoalmente no Detran referente a localização de registro do veículo ou através do portal online do Departamento de Trânsito do seu estado. É importante ressaltar que para fazer esse pedido de troca no documento, o automóvel deve estar totalmente livre de débitos (IPVA, multas, licenciamento e demais cobranças).
Então, já com a liberação do Detran, o proprietário pode promover a alteração de cor do veículo, seja com uma nova pintura ou utilizando o recurso de envelopamento do carro. Após o serviço feito, o automóvel deve retornar ao Detran para verificar se a nova característica de cor e as informações preenchidas no formulário anteriormente estão de acordo. Se aprovado, conforme a legislação, é emitido um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV), com a cobrança de uma taxa com valor entre 160 e 240 reais, de acordo com a região.
Assim como a taxa tem preços diferentes conforme o Detran de cada estado, o prazo para que todo esse processo seja cumprido, também varia em cada unidade do Departamento no Brasil todo. Sabendo disso, se o dono do veículo decidir pintar o carro sem comunicar o órgão responsável, a penalidade é multa grave (R$195,23) e perda de cinco pontos na CNH, podendo ainda ter o documento do veículo apreendido até a regularização do processo.
Mas e se eu só mudar a textura?
Esse procedimento é exigido por lei apenas quando há substituição de cor, havendo diferença da nova tonalidade para a antiga. Ou seja, ao pintar ou envelopar o carro com o mesmo tom de cor atual, mesmo que com outro brilho, saturação e contraste, esse processo burocrático exigido pelo Detran não é necessário.
Esse Troller T4 XLT pode ser SEU!
Compre o seu e-book e participe!
A promoção do Toyota Bandeirantes, da Rural ou da Land Rover Defender ainda está valendo? Como faço pra participar?
Oie, tudo bem?
Opa, as promoções estão vigentes sim. Quem sabe algum desses prêmios não estaciona direto em sua garagem!? ✨??
Para concorrer aos prêmios, é preciso aderir a uma de nossas promoções comerciais adquirindo um dos e-books elegíveis de promoções em nossa loja virtual!
Segue o link com todas as promoções vigentes da Retornar: https://promos.retornar.com.br/ ✨