Carros

Ford Mustang (1964-1973): conheça a história, versões e curiosidades

Kombi Ultimos Dias

No início dos anos 60, todo o mercado de venda de carros, era marcado por seus tamanhos enormes e com suas dimensões bastante exageradas.

Nesse sentido, a Ford desenvolveu a ideia de projetar carros com essas dimensões mais compactas, mas sem perder o seu desempenho, que eram proporcionados devido aos grandes e gastadores motores que predominavam naquela época.

Assim, surgiu o pony car, termo estabelecido para os carros menores e com motores potentes. Com isso, o Mustang se tornou um sucesso imediato, e nos primeiros dois anos de vendas já atingia a marca de 1 milhão de unidades vendidas.

Esse carro se tornou grande sucesso devido a suas dimensões mais contidas, linhas esportivas, mas ainda com um ótimo desempenho proporcionado por seus motores contendo 6 cilindros na versão de entrada e os V-8, com valores altíssimos.

Mas você conhece toda a história e as versões desse carro desejado por muitos?

Confira o nosso artigo até o final, fique por dentro do assunto e conheça algumas curiosidades.

Afinal, qual a história do Ford Mustang?

A princípio, o Ford Mustang tanto criou como definiu toda a linha de carros apelidados de pony car.

Essa linha era estabelecida por automóveis com características como um capô mais longo, chassi curto, um estilo compacto esportivo, tendo diversas opções com preço acessível. Outros exemplos de pony car, foram os modelos Camaro e Firebird da GM desenvolvidos no estilo do Mustang.

Em geral, todo o desenvolvimento do Ford Mustang foi rápido e evoluiu de protótipo para showroom em 18 meses, devido ao seu design se basear na plataforma do Ford Falcon e ainda fazer o uso de algumas das mesmas peças.

Logo, a estreia do Ford Mustang foi realizada na Feira Mundial de Nova York, no dia 17 de abril em 1964, usando uma enorme campanha de mídia, entrando para a história como um dos lançamentos mais bem-sucedidos do mundo.

No primeiro ano de venda, as marcas estabelecidas eram de até 100 mil unidades vendidas, porém, nos três meses após o lançamento as vendas ultrapassaram esses números chegando a 400 mil unidades vendidas e nos 18 meses após o lançamento foi atingida a marca de 1 milhão.

O Ford Mustang original, foi desenvolvido com um motor de 6 cilindros de 170cv, possuindo uma transmissão automática de 3 marchas, além de um 260hp V8 e 4 velocidades automáticas disponíveis.

Além disso, o seu preço era bastante acessível com base em US $2.368.

Assim, para o modelo tradicional de 1965 foram adicionados alguns apetrechos, como luz de backup, alternadores e um motor de V8 maior.

Esse modelo foi apresentado em duas versões, são elas: conversível e Coupé 2 portas.

Quais suas versões?

1ª Gração do Ford Mustang. Crédito de imagem "Flickr"
Ford Mustang de 1964 a 1973. Crédito de imagem “Flickr”

Os Ford Mustang de 1964 a 1973 são considerados a 1ª geração, pois todos foram desenvolvidos e projetados através da mesma plataforma (Ford Falcon), entretanto, todos os anos, eram realizadas algumas alterações de design, adicionando peso e aumentando o tamanho do carro.

Contudo, as primeiras mudanças mais significativas só começaram em 1967, para competir com o recém-lançado Camaro da Chevy.

Assim, o modelo lançado nesse ano contava com um novo V8 6.4L 390 polegadas cúbicas, gerando impressionantes 390cv.

Além disso, outras mudanças foram incluídas como um novo design de grade, faróis traseiros côncavos, a suspensão foi melhorada e ainda incluíram um novo pacote GT com luzes de condução, riscas e escape duplo.

Assim também, no caso dos modelos de 1968, para distinguir era bem fácil devido às suas novas luzes laterais e pelo espelho retrovisor incluindo no para-brisa, exigidos pelos novos regulamentos federais.

Os motores V8 eram de 302 polegadas cúbicas e umas das opções bastante procuradas era o novo 427 Cobra Jet, desenvolvido pronto para corrida.

Além do mais, os Ford Mustang eram altamente personalizáveis.

Agora, em 1969, os modelos com opções de desempenho, incluíam o Boss 302, Shelby GT350, GT500 e Mach 1. Nos anos entre 1970-1973 os modelos tinham poucas mudanças, mas o Ford Mustang começou a crescer em comprimento e peso. Entretanto, no ano de 1971 foi lançado o maior Mustang de todos.

Já no ano de 1972 e 73, as vendas tiveram uma queda, pois os consumidores procuravam uma opção mais ágil, devido, principalmente, ao aumento do valor do combustível.

Agora que você já conhece a história e as versões, confira abaixo algumas curiosidades sobre o Ford Mustang.

Curiosidades sobre o Ford Mustang (1964-1973)

1. A primeira compradora do Mustang

Primordialmente, a primeira pessoa a adquirir um Ford Mustang, foi uma mulher chamada Gail Wise, na época estava com 22 anos, e desejava trocar de carro. Assim, no dia 15 de abril de 1964, ela comprou o modelo, dois dias antes de sua estreia.

2. O seu nome

Além de tudo, o nome Mustang foi inspirado em um avião de caça da 2ª guerra mundial, o P-51 Mustang, pilotado por John Najjar, que originou o nome de uma raça de cavalos selvagens do país. Antes de ser escolhido, o nome variou entre Cougar, Colt, Comet, Allegro e vários outros.

3. Grande publicidade

Mesmo com o número de vendas alto, o Mustang se tornou ainda mais famoso, por ter grande publicidade em 1965. Neste ano, a marca teve a ideia de desmontar o carro em 4 partes e colocou no topo do Empire State Building, remontando-o para ficar em demonstração.

4. Primeiro Muscle car

Outra curiosidade, é que o Mustang foi um dos primeiros muscle car, após, houve a produção de outros concorrentes a ele, porém, com inspiração nele.

5. Popularidade

No início da produção, a Ford Mustang era tão popular que em alguns momentos era preciso realizar a venda através de sorteios.

Conclusão

Em síntese, o Ford Mustang se tornou um dos modelos de maiores sucessos da Ford, com continuidade de produção a quase 60 anos, está atualmente em sua sexta geração, e não há indícios que será interrompida tão cedo. Além disso, o Mustang possui boa reputação quando o assunto é segurança. O modelo de 2015 recebeu 5 estrelas no teste de colisão.

Gostou?

Agora que tal descobrir mais sobre o universo automotivo no nosso Instagram?

Basta clicar aqui neste link e você será redirecionado: https://www.instagram.com/retornar.com.br/

Promos Retornar
Artigos relacionados
Carros

Carros antigos: como explicar essa paixão?

6 Mins de leitura
Carros antigos: venha entender mais sobre essa paixão que a cada dia conquista mais seguidores Clique aqui agora mesmo!
Carros

Placa Preta Mercosul: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

6 Mins de leitura
Placa Preta Mercosul: clique aqui agora mesmo para saber TUDO sobre esse assunto que muitos apaixonador por carros não entendem.
Carros

Anos 80: conheça os 5 carros mais vendidos

4 Mins de leitura
Anos 80: venha conhecer quais foram os 5 carros mais vendidos durante este período e relembre um pouco mais sobre cada modelo clicando aqui.

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.