Os carros elétricos surgiram no fim do século XIX. O primeiro modelo conhecido, o Flocken Elektrowagen de 1888, utilizava um motor elétrico e atingia até 15 km/h.
Esses primeiros veículos usavam baterias de chumbo-ácido e eram limitados em alcance e velocidade. Serviam para demonstrações e corridas experimentais, sem uso comercial.
Nos anos 2000, os carros elétricos voltaram à cena, impulsionados por preocupações ambientais e novas tecnologias, como baterias de íon-lítio, com mais autonomia e eficiência.
Hoje, os veículos elétricos são comuns, graças a inovações como a expansão de estações de carregamento e incentivos governamentais, que ajudam a reduzir custos.
O Gurgel Itaipu E150, lançado em 1974 no Brasil, foi o primeiro carro elétrico da América Latina. Com 50 km de autonomia, foi usado como protótipo para empresas de eletricidade.
Mesmo inovador, o Gurgel Itaipu enfrentou limitações devido ao peso e baixa capacidade das baterias de chumbo-ácido, o que limitou sua comercialização no país.