O Fusca Itamar marcou um capítulo importante na história automotiva do Brasil. Após ser descontinuado em 1986, voltou a ser produzido em 1993 por pedido do presidente Itamar Franco.
Em 1992, Itamar Franco assumiu a presidência e sugeriu à Volkswagen que trouxesse de volta o Fusca, um carro popular conhecido por sua robustez e simplicidade.
O retorno do Fusca foi oficializado com a Lei do Carro Popular, que reduzia o IPI para carros com motores até 1.0 litro. O Fusca foi incluído, mesmo com motor 1.6, devido a uma brecha na lei.
Em 23 de agosto de 1993, Itamar Franco desfilou pela fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo com um Fusca prata, marcando oficialmente o retorno do modelo.
A produção do Fusca Itamar trouxe vantagens: aumento nas vendas, aproveitamento de infraestrutura existente, incentivos fiscais e fortalecimento da imagem da Volkswagen.
Apesar das melhorias, o Fusca Itamar enfrentou desafios: concorrência com carros modernos, altos custos de produção, imagem de carro popular e rigorosas normas ambientais.