O primeiro Ford Mustang foi um marco na indústria automobilística, lançado em 17 de abril de 1964. Um ícone que cativou os entusiastas com seu design esportivo e elegante.
Antes da versão comercial, um protótipo foi fabricado em 1962 e atualmente faz parte do acervo do The Henry Ford Museum. Um estudo de design fundamental para o Mustang de produção.
O primeiro Mustang produzido foi um conversível branco com o número de identificação 5F08F100001. Inicialmente usado como modelo de demonstração no Canadá.
A primeira pessoa a comprar um Mustang foi Gail Wise, uma professora de Chicago, que adquiriu seu conversível azul bebê em 15 de abril de 1964, dois dias antes do lançamento oficial.
O Mustang original foi apresentado como um coupé de 2 portas e também como um conversível, com uma ampla variedade de motores disponíveis para diferentes preferências.
O sucesso do Mustang foi instantâneo, com revendedores vendendo 22.000 carros no primeiro dia. O modelo de 1965 alcançou vendas de 681.000 unidades, quase sete vezes as projeções da Ford.
O preço do Mustang na época do lançamento era de 2.368 dólares, contribuindo para seu sucesso ao torná-lo acessível a uma ampla gama de consumidores.